Divulgação
Continua depois da publicidade
A roupa social serve para trabalhar sim. Essa é a afirmação correta, segundo os consultores de imagem, caso você ainda tenha dúvidas. Ao contrário, a roupa informal dificilmente será adequada para o trabalho. O que não quer dizer que será sempre inadequada. Vale ressaltar que os fatores “onde você trabalha, sua profissão” fazem toda a diferença na hora de montar a produção certa para ir trabalhar.
O tipo de trabalho, a profissão, o ambiente, são pontos relevantes na hora de escolher a produção para ir trabalhar e que podem fazer a diferença na escolha de uma peça de roupa ou de outra. Porém, é bem verdade que alguns “pontos” devem ser considerados independentemente desses fatores.
Continua depois da publicidade
Outro ponto importante, que muita gente esquece na hora de montar o modelito é ficar confortável. Para o trabalho é preciso estar bem vestido e ao mesmo tempo se sentir confortável no que foi escolhido. Se você trabalha em um lugar e deve passar quase todo o dia de um lado para o outro, um salto super alto não é nada conveniente.
Dicas Fundamentais
Continua depois da publicidade
Deixamos de lado as roupas despojadas e focamos nas roupas sociais femininas que servem para trabalhar. Sim, “que servem”, porque nem tudo o que é social serve para ir o escritório.
A primeira regra básica para não errar, explicam os consultores de moda, é que todo profissional precisa vestir-se pensando em passar uma imagem de discrição, sobriedade e seriedade.
As mulheres para atingir essa “meta” podem, por exemplo, apostar em:
Continua depois da publicidade
Blusas em tecidos de ótima qualidade como a seda.
O tailleur e o terno feminino são sempre peças essenciais para quem trabalha ter no guarda-roupa. Se não for um trabalho tão formal, ter ao menos uma dessas peças garante o modelo certo para uma reunião importante.
As camisas acinturadas de corte reto, sempre em bons tecidos.
Continua depois da publicidade
As calças de alfaiataria em bons tecidos.
O blazer também é um coringa no guarda-roupa. Em um escritório que não exige tanta formalidade, a calça jeans escura e não pode ser desbotada, com um bom par de sapatos e o blazer, pode ser a produção ideal.
Os consultores de moda sempre alertam para o quanto um tecido de boa qualidade faz toda a diferença. A malha é um exemplo do que é despojado demais. Outra dica é usar acessórios, como cintos, echarpes, entre outros, sem exagero é claro, para deixar a produção ainda mais bonita.
Continua depois da publicidade
Outra dica que os profissionais de moda costumam dar e que é perfeita principalmente para quem não pode investir muito em roupas para trabalho todos os meses é comprar peças básicas. Eles afirmam que quanto mais peças básicas você tive dentro do seu armário, maiores serão as suas possibilidades de variar e criar produções. E os acessórios, que são mais baratos, farão parecer que você tem sempre algo novo.
Outro detalhe para as mulheres que investem em roupas sociais para trabalhar é de caprichar no par de sapatos. Os especialistas de moda dizem que mais vale ter poucos pares de sapatos, mas que eles sejam de ótima qualidade e estejam sempre limpos e bonitos, do que ter vários ruins.
O Que não Usar no Ambiente de Trabalho
Continua depois da publicidade
Mesmo que o seu trabalho permita que você escorregue um pouco para o informal. Segundo os especialistas em moda, algumas coisas não são permitidas de maneira nenhuma, são elas:
Produção informal em excesso, como por exemplo, calça jeans desbotada ou pior, rasgada.
Roupas justas demais, decotadas demais, transparentes demais, nada que seja sensual.
Continua depois da publicidade
Barriga de fora nem pensar e tênis de correr, pior ainda. Se não dá para aguentar o sapato, deixe para trocar pelo tênis no fim do expediente.
Estampas muito chamativas.
Rasteirinha tipo chinelo. Até porque, uma vez com ela no pé, as mulheres tendem a literalmente se arrastar e sair fazendo aquele barulho por onde passam.
Continua depois da publicidade
Camisas de times nem pensar, mesmo que seja um time de fora do Brasil.
Sandálias que deixam o pé muito à mostra.
Seguindo a linha social, mas com uma pegada despojada, dá para apostar:
O jeans deve ter corte reto e ser escuro.
Camisas de viscose ou de algodão podem ser uma opção para acompanhar a calça jeans.
Sapatos de salto, mas não exageradamente alto e de preferência fechado.