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O Porto de Santos deve fechar o balanço de 2013 com 114 milhões de toneladas movimentadas, informou a Codesp. O movimento recorde, cerca de 9,4% acima do registrado em 2012 e 4,58% acima do inicialmente projetado pela Autoridade Portuária (109 milhões t), foi impulsionado pelo desempenho dos setores sucroalcooleiro, complexo soja, milho e contêineres. As exportações tiveram grande influência no resultado, ao apresentar um incremento de 12,7% sobre o desempenho do último ano, mesmo sob os efeitos da crise econômica financeira que afetou as principais economias mundiais, inclusive o Brasil.
A expectativa para 2014 é atingir 122 milhões de toneladas, que representa um incremento de 7,0% em relação ao previsto para 2013. Para os sólidos a granel está sendo projetado um aumento de 4,9%, enquanto os líquidos a granel devem crescer em torno de 1,5% e a carga geral 11,4%. Os maiores destaques são para as expectativas de crescimento das movimentações do complexo soja (16,0%) e das cargas conteinerizadas (12,3%).
Ao longo de todos os meses o porto santista bateu sucessivos recordes de movimentação, atingindo em agosto, pela primeira vez em sua história, um volume mensal superior a 11 milhões de toneladas (11,5 milhões t). Os volumes movimentados, até o momento, refletem o desempenho nos embarques de açúcar, soja em grãos e milho, refletindo a forte demanda internacional por esses produtos e a safra nacional recorde de grãos.
O cenário internacional promete ser mais favorável no próximo ano, com a continuidade da recuperação das economias dos Estados Unidos e da Europa, com Itália e Espanha mostrando os primeiros indícios de crescimento após dois anos de forte recessão. A economia chinesa deve continuar crescendo ao ritmo de 7,5% ao ano, abaixo dos tradicionais 10% verificados até 2012, mas em linha com o registrado em 2013. O câmbio brasileiro em um patamar médio mais elevado também deve favorecer as exportações brasileiras. Esse cenário promete um bom dinamismo do comércio internacional, com um crescimento estimado pelo FMI de 4,9%, contra 2,9% previsto para 2013.
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Diante desse cenário e com base nas informações fornecidas pelos terminais portuários, a Codesp acredita que o Porto de Santos registrará um novo recorde de movimentação em 2014, por conta, principalmente, dos aumentos previstos para a carga geral e para os sólidos a granel.
A expectativa para os sólidos a granel é chegar a 59,8 milhões t em 2014. A movimentação do complexo soja aparece liderando esse segmento, com um aumento estimado de 16,0% em relação a expectativa prevista para 2013, devendo chegar a 18,4 milhões t. A soja peletizada deve crescer cerca de 24,2% e a soja em grãos 14,2%. Para o minério de ferro foi projetado um crescimento de 4,9%, para o adubo de 2,7% e para o trigo e o milho são esperadas quedas de, respectivamente, 5,7% e 1,0%.
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Açúcar
Líder entre as mercadorias movimentadas no Porto de Santos, o crescimento do volume embarcado de açúcar em 2013 foi considerado excepcional pela autoridade portuária. Mesmo com a desaceleração nos embarques, verificada a partir de setembro, a expectativa é que o resultado anual chegue a 19,7 milhões t, representando um salto de 17,5% na comparação com 2012.
A projeção para a carga geral é chegar ao final deste ano com 41,0 milhões t, um acréscimo de 8,0% em relação ao ano passado. Para 2014 a expectativa é atingir 45,8 milhões t, 11,4% acima das previsões para este ano. As projeções para carga geral conteinerizada apontam para um incremento de 9,7%, devendo totalizar cerca de 3,4 milhões teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou 36,3 milhões t. Para 2014 a expectativa é chegar a 3,9 milhões teu, um crescimento de 12,3%.
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Contêineres
A expansão significativa na movimentação projetada para a carga conteinerizada em 2014 é o fator determinante para o elevado aumento previsto para o segmento de carga geral. A autoridade portuária espera encerrar 2013 superando o recorde anual de 2012 (3,1 milhões teu), com a marca de 3,4 milhões teu.
Para 2014 espera-se a continuidade da trajetória ascendente verificada nos últimos anos, atingindo o patamar de 3,9 milhões teu. A entrada em operação, neste ano, de dois novos terminais para movimentação dessa modalidade de carga (BTP e Embraport), dá sustentação a esta projeção, além de melhores perspectivas para as exportações brasileiras de bens de maior valor agregado, aproveitando-se do câmbio em patamar mais elevado e de um cenário internacional mais favorável.
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Neste ano, navios ainda maiores atracaram no Porto de Santos, em função das obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação para -15 metros de profundidade e 220 metros de largura em seus trechos mais estreitos. Em março a consignação média atingiu a marca de 22.326 t/navio, superando o recorde anterior de 21.594 t/navio registrado em outubro de 2012. Após sucessivos novos recordes, em agosto o Porto registrou seu atual recorde de consignação média, de 24.963 t/navio.
Com a utilização de navios maiores, capazes de transportar mais cargas a cada viagem, projeta-se uma redução no fluxo de navios atracados, em comparação ao mesmo período de 2012, de 5,5%, em que pesem os aumentos consecutivos no volume de cargas operadas.
Em 2014, com a homologação de novos trechos e a continuidade das obras de compatibilização de berços e bacias de evolução, a estimativa é que a consignação média anual ultrapasse o patamar de 22.839 t/navio previsto para 2013, chegando a 25.000 t/navio. Desta forma, apesar da estimativa de movimentação física para 2014 mostrar um crescimento de 6,8%, o fluxo de navios atracados deverá apresentar queda de 2,5%.
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