Notícias

Codesp estabelece regras para tráfego de caminhões

Foi estabelecida a obrigatoriedade de todos os terminais do Porto de Santos de interligarem “on line” seus sistemas logísticos

Publicado em 24/04/2013 às 11:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estabeleceu ontem (24), através da Resolução DP nº 47/2013, a obrigatoriedade de todos os terminais do Porto de Santos de interligarem “on line” seus sistemas logísticos ao sistema de gestão de tráfego de caminhões (SGTC) da Autoridade Portuária.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obrigatoriedade se estende aos terminais para importação ou exportação, movimentação de granéis sólidos, líquidos, carga geral, contêineres e veículos. Esses critérios se aplicam, também, aos terminais portuários privativos situados no Porto Organizado. Os terminais portuários serão responsáveis por informar seus clientes e fornecedores da obrigatoriedade do cumprimento da referida resolução.

Os terminais portuários que se utilizarem dos pátios reguladores deverão considerar o agendamento, desde a origem, para entrada naqueles pátios e os veículos somente poderão se dirigir ao respectivo terminal portuário quando existirem vagas no estacionamento rotativo a ele designado.

Escoamento da safra

Continua depois da publicidade

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu, na manhã de ontem, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, para alinhar as ações de curto, médio e longo prazos que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho para acompanhar e dar celeridade as ações previstas.

Excesso de caminhões com destino ao Porto provocou novo congestionamento ontem na pista sul da Anchieta (Foto: Matheus Tagé/DL)

O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de superprodução agrícola e suas perspectivas; identificar e levantar estudos para definir melhores práticas utilizadas no País e no exterior para identificar os gargalos a serem solucionados; monitorar a movimentação de grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.

Continua depois da publicidade

De acordo com dados do MAPA, em 2011/2012 o País produziu 166 milhões de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. “Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura” disse o ministro dos Portos.

Cristino apresentou ainda algumas das medidas que estão sendo adotadas em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Entre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software