Dicas de viagem
Todo ano, no final de novembro, acontece na cidade a High Times Cannabis Cup, que é uma espécie de festival que atrai artistas e alguns dos melhores produtores da planta
Continua depois da publicidade
As ruas cortam os canais, sendo que todas partem da Estação Central de trem, no norte da cidade, o ponto principal de orientação. A aproximadamente 400 metros dali fica a praça central da cidade, a Dam.
A maneira mais econômica e prática de conhecer a cidade é a mais tradicional: a pé. Uma caminhada tranquila entre os canais é fundamental para captar a essência da cidade e descobrir lugares interessantes que não constam nos mapas turísticos. Outra alternativa é a bicicleta. É o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes locais, já que as ruas são normalmente pouco movimentadas. O aluguel de bicicletas pode ser feito em diversos estabelecimentos espalhados pelo centro, como próximo da estação de trem ou da Praça Dam.
Para quem prefere evitar esforço ou percorrer distâncias um pouco maiores, os bondes elétricos, ou trens, são a primeira opção. Eles passam por toda a área central de Amsterdã, partindo sempre do ponto em frente à Estação Central. Os ônibus são uma boa opção para chegar ao subúrbio, ou como transporte noturno. Há rotas ligando à Estação Central, Rembrandtplein e Leidseplein. Já o metrô só é recomendado utilizar se for para locais mais distantes da cidade, ou para ver jogos na Amsterdam Arena.
Os bilhetes podem ser comprados diretamente com o motorista ou cobrador. A alternativa é comprar os strips, que são espécies de tiras que devem ser carimbadas dentro do veículo. O número de strips necessários varia de acordo com o número de zonas que você vai percorrer. Além dos bilhetes individuais, que equivalem a duas strips, são vendidos talões com quantidades maiores de strips.
Continua depois da publicidade