Gestantes de alto risco tem atendimento em PG / Unsplash
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Além do atendimento e monitoramento de pacientes suspeitos e confirmados com a covid-19, o Acolhe PG tem incorporado novos serviços e se tornado referência em várias demandas de saúde. É o caso do atendimento específico de gestantes de alto risco. A central telefônica 162 já contatava as gestantes de alto risco logo após o diagnóstico médico para confirmar a primeira consulta de maior complexidade. Agora, o Acolhe PG ampliou o serviço e faz um acompanhamento durante todo o período de alto risco, até a alta da paciente ou até o parto, tudo para garantir um pré-natal saudável e reduzir os índices de mortalidade materno-infantil.
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O serviço ampliado visa garantir que a paciente não perca as consultas específicas, que geralmente ocorrem no CEAS Mulher (Centro de Apoio à Saúde da Mulher) e, nos casos de alta complexidade, no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande. Se a gestante faltar nos dois primeiros equipamentos, a equipe do Acolhe PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente.
“Nós fazemos o acompanhamento de 100% das gestantes de alto risco, verificando a presença nas consultas, nos procedimentos. E, se por algum motivo, ela não puder comparecer, a gente já remarca, dá outra data para ela e coloca outra paciente na vaga. Isso ajuda a otimizar e reduzir o absenteísmo”, explica a coordenadora do Acolhe PG, Nathamy Jannuzzi.
Esse serviço tem sido potencializado a partir da criação de um grupo de Whatsapp com técnicos do Acolhe PG, a enfermeira responsável pelo CEAS Mulher e o responsável técnico pelos agendamentos no Hospital Guilherme Álvaro. Ou seja, quando a gestante falta nesses locais, no mesmo dia o Acolhe PG é informado e já recebe uma nova data para repassar para a paciente.
“Isso é bom porque antes a gestante tinha que ir até a Usafa (Unidade de Saúde da Família) para fazer o pedido de consulta, que entraria novamente no nosso sistema, para depois voltar para o alto risco, e isso levava mais tempo. Mas agora, no mesmo dia que a paciente falta é sinalizada, a gente já entra com uma nova data para ela comparecer. Então ficou muito mais rápido, o que, para o alto risco, é fundamental, pois qualquer dia que a gente ganha é muito precioso para evitar que ocorram complicações na gestação que possam levar a óbito a mãe ou o bebê”, detalha a coordenadora.
Para a enfermeira responsável do CEAS Mulher, Fernanda Muniz, o monitoramento agiliza o atendimento na rede, especialmente no Hospital Guilherme Álvaro, que atende encaminhamentos de alta complexidade. “Esse contato direto com o hospital é vantajoso, pois quando há a falta, o monitoramento conversa com a paciente, evitando que ela vá até Santos só para reagendar a consulta. Isso também melhora o controle do pré-natal, pois a gestante não fica perdida quando falta”, afirma.
E quando, por algum motivo, o contato com a paciente não é conseguido, a Usafa é acionada para realizar uma busca ativa, onde os agentes comunitários vão até a casa da gestante. Todo esse processo é informado no prontuário eletrônico, outra vantagem que possibilita manter um registro ativo da paciente. “Todo o sistema é interligado com informações no prontuário eletrônico, Whatsapp web e e-mail das unidades para busca das faltosas, permitindo um breve agendamento da nova consulta. Tudo isso reforça a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê”, pontua a responsável pelo Ceas.
Acolhe PG – Outro serviço oferecido pelo Acolhe PG é o Disk Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas a respeito do tema, seja por telefone ou por Whatsapp. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estarão à disposição para tirar as dúvidas das munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico.
O Acolhe PG realiza ainda o acompanhamento de pacientes, o aviso dos agendamentos de consulta nas Especialidades Médicas, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço em específico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.
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