A prova está agendada para os dias 3 e 10 de novembro / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, e uma das maiores preocupações dos estudantes é a redação.
Sendo um dos componentes de maior peso da prova, o texto dissertativo-argumentativo é responsável por causar grande ansiedade nos candidatos. A prova está agendada para os dias 3 e 10 de novembro, e já conseguimos pensar em possíveis temas para a redação.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ser nada confirmado, estudar estes temas pode dar uma grande chance ao candidato, mesmo que não garanta a tão sonhada nota mil. Além disso, o aluno também consegue se atualizar nos assuntos mais importantes do ano para o país.
Em abril, em Praia Grande, um estudante de 13 anos morreu após ser agredido por outros alunos na escola.
Continua depois da publicidade
Com os índices da prática subindo cada vez mais, o governo promulgou uma nova lei, a 14.811 de 2024, em fevereiro deste ano, enquadrando o bullying e o cyberbullying como crime.
Este fato tem promovido debates sobre o tema e exigido das escolas melhores atitudes no combate à prática. Com isso, não seria surpreendente que o tema ficasse no radar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estima que mais de 2 milhões de pessoas realizaram procedimentos cirúrgicos estéticos no Brasil em 2023. Uma das causas da alta demanda por esses procedimentos é a pressão exercida pelas redes sociais, em que influenciadores ditam padrões de beleza para seus seguidores.
Continua depois da publicidade
A redação do Enem poderia não apenas discutir essa imposição, como também questionar acerca dos riscos de tais procedimentos. Um dos principais casos é o do empresário Henrique Chagas, que morreu este ano após realizar peeling de fenol.
Realizadas em Paris esse ano, as Olimpíadas e Paraolimpíadas despertaram certo debate em relação ao acesso ao esporte no país. Caio Bonfim, Rebeca Andrade e Rafaela Silva são exemplos de atletas que para obter suas conquistas olímpicas, precisaram passar por inúmeras dificuldades para conseguirem chegar onde chegaram.
O pouco incentivo público e privado adicionam obstáculos a mais para que esses atletas consigam se dedicar a suas modalidades, impedindo que novas pessoas cogitem o universo olímpico. Com isso, a prova poderia pautar as políticas públicas que estão envolvidas com o esporte
Continua depois da publicidade
Embora o Enem não tenha abordado questões ambientais recentemente em suas redações, a emergência climática é um tema cada vez mais relevante. Eventos como enchentes no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo em 2023 e neste ano evidenciam a urgência de discutir o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas.
Segundo o National Bureau of Economic Research (NBER), o aquecimento global pode reduzir o PIB mundial em até 12%, afetando especialmente o Brasil, que depende do agronegócio. A situação reforça a necessidade de investir em energias renováveis e pesquisa para enfrentar os desafios futuros.
O envelhecimento populacional brasileiro traz desafios significativos para a Previdência Social, que completou 100 anos em 2023. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou, em 2024, a menor taxa de natalidade dos últimos 45 anos, indicando que a população jovem e ativa está diminuindo.
Continua depois da publicidade
Isso afeta a sustentabilidade do sistema previdenciário, já que menos trabalhadores contribuem para sustentar um número crescente de idosos. A situação exige decisões políticas e econômicas urgentes, com foco em políticas sociais e reformas estruturais para equilibrar as demandas da sociedade nas próximas décadas.
Evidenciando que o tema é de extrema relevância para a sociedade e economia brasileira, o envelhecimento da população influencia as decisões políticas, econômicas e sociais que o país deverá tomar nos próximos anos.
A regulamentação da inteligência artificial (IA) e o combate à desinformação no Brasil são temas cada vez mais urgentes. Embora a IA traga avanços significativos, também levanta preocupações, como a criação de “deepfakes” – vídeos falsos que imitam pessoas reais.
Continua depois da publicidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já proibiu o uso dessas manipulações nas eleições, mas ainda faltam diretrizes claras para tratar questões como direitos autorais e punições para crimes relacionados à IA. O debate envolve o desafio de garantir o uso ético dessas tecnologias enquanto se protege a integridade das informações e da sociedade.
Este tipo de Inteligência Artificial pode gerar desinformação e riscos reais às pessoas e à democracia, uma vez que está se tornando cada vez mais difícil assegurar a veracidade de um vídeo.
Apesar de ser um direito garantido pela Constituição, a alfabetização ainda não é acessível para todos no Brasil. Dados mostram que cerca de metade das crianças de 7 anos não sabe ler e escrever adequadamente, refletindo uma crise educacional.
Continua depois da publicidade
No Enem, o tema pode ser abordado em questões sobre a valorização dos professores, os efeitos da pandemia e o impacto das redes sociais na capacidade de concentração.
Além disso, há espaço para discutir a falta de políticas públicas que incentivem a leitura e promovam o direito à literatura.
Não há garantia de que um desses temas cairá na redação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2024, mas estudá-los é importante para se atualizar aos principais assuntos no país.
Continua depois da publicidade