Bolsonaro ficou mais longe de ganhar a maior honraria do Legislativo santista / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
A Câmara dos Vereadores de Santos retirou da pauta, nesta quinta-feira (19), o projeto que almejava conceder a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em meio a clima tenso e gritarias de manifestantes a favor e contra a proposta, a discussão se iniciou por volta de 16h10 e terminou às 16h44. Segundo Fábio Duarte (Podemos), autor do texto original, ele reapresentará o na próxima terça-feira (24).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O clima no local começou a ficar tenso horas antes do início da sessão, marcada para 16h. Nas ruas ao redor da Câmara, vários manifestantes começaram a ocupar as calçadas da Rua Bittencourt e da Rua Andrade Neves.
Por volta de 16h15, as discussões foram iniciadas, mas o presidente da Casa, Cacá Teixeira (PSDB) se viu obrigado a interromper os trabalhos por cinco minutos devido às inúmeras ofensas entre pessoas favoráveis e contrárias ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Após esse intervalo, os vereadores decidiram inverter a Ordem do Dia com o Expediente para colocar a discussão do Projeto de Decreto Legislativo 40/2023 em primeiro plano. Com isso, Fábio Duarte pediu a palavra para discursar.
Em meio à gritaria dos dois lados, entretanto, o autor do Projeto de Decreto Legislativo surpreendeu a todos e decidiu retirar o projeto da Ordem do Dia antes mesmo das discussões ou votação se iniciarem.
Em seguida, ele afirmou que viria a reapresentar o projeto na próxima terça-feira (24).
Continua depois da publicidade
"Como Jair Messias Bolsonaro não precisa de medalha para estar em Santos, ele vai estar aqui dia 3, e a gente não vai passar esse carimbo de errado nessa cidade não. Eu vou retirar o projeto hoje", afirmou.
Neste momento, em meio a muita discussão, Cacá Teixeira aprovou a retirada da matéria e a palavra retornou a Fábio, o qual queria terminar sua fala.
"Reapresentarei terça-feira (24), o projeto e espero que não tenha a mão de ninguém neste projeto. O presidente não precisa de medalha para vir a Santos não. Dia 3 o presidente Bolsonaro estará na nossa Cidade", finalizou Fábio.
Continua depois da publicidade
Com isso, vários manifestantes favoráveis ao texto deixaram o espaço enquanto agentes da Guarda Civil Municipal fizeram a segurança do local e evitaram um confronto direto. Em seguida, vários vereadores seguiram se manifestando em respeito à matéria e a sessão retomou os debates do restante da Ordem do Dia.
Continua depois da publicidade