ASSEMBLEIA DE SP

Sob nova direção: André do Prado é eleito presidente da Alesp

André do Prado recebeu 89 votos contra cinco de seu oponente, Carlos Giannazi, que teve a preferência apenas de integrantes do PSOL

Bruno Hoffmann

Publicado em 15/03/2023 às 19:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

André do Prado, logo após ser eleito presidente da Alesp / Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Continua depois da publicidade

Conforme antecipado pela coluna De Olho no Poder, do Diário, o deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira como presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, após a posse dos 94 novos parlamentares da Casa. O ex-prefeito de Guararema recebeu 89 votos contra cinco de seu oponente, Carlos Giannazi (PSOL), que teve a preferência apenas de integrantes de seu partido.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O parlamentar tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de deputados bolsonaristas e até do PT - nesse último caso, pelo menos para a eleição desta quarta. Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos.

Continua depois da publicidade

Prado conquistou o apoio de boa parte dos partidos de oposição ao se comprometer a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o PT se beneficiou do princípio.

O deputado Teonilio Barba (PT) foi eleito para o cargo de primeiro-secretário e Rogério Nogueira (PSDB), para o de segundo-secretário.

Continua depois da publicidade

O restante da mesa ficou assim: 1ª vice-presidência: Gilmaci Santos (Republicanos); 2ª vice-presidência: Milton Leite Filho (União Brasil); 3ª vice-presidência: Helio Zanatta (PSC);  4ª vice-presidência: Rafael Silva (PSD); 3ª secretaria: Léo Oliveira (MDB) e; 3ª secretaria: Gil Diniz (PL).

De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp. Ele substitui Carlão Pignatari (PSDB), eleito no início de 2021.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software