Política

Rogério Santos se equivoca na declaração dada durante a entrega de chaves

Fala de Rogério Santos gerou irritação e levou Kayo Amado a abandonar espaço durante discurso do prefeito santista

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2023 às 14:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A informação concedida pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, durante seu discurso na última segunda (3), de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local atende a "mais de 50% da população de São Vicente" é falsa. / Reprodução - Redes Sociais

Continua depois da publicidade

A informação concedida pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, durante seu discurso na última segunda (3), de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local atende a "mais de 50% da população de São Vicente" é falsa. As informações são do portal G1.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A declaração foi concedida durante a entrega de chaves de imóveis em um conjunto habitacional na Cidade Náutica, em São Vicente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Após tensão em evento, Kayo Amado se pronuncia: 'Saí do palco durante uma fala mentirosa'

"A nossa UPA, prefeito Kayo, atende mais de 50% da população de São Vicente", disse o prefeito de Santos. Em seguida, Kayo Amado, prefeito de São Vicente, se irritou com a fala e abandonou brevemente o local, que também contava com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

"Ninguém vai olhar de cima pra baixo pra São Vicente. Ontem, sim, eu saí do palco durante uma fala mentirosa", afirmou Amado em um pronunciamento no dia seguinte.

Continua depois da publicidade

Por meio de nota divulgada pelo setor de comunicação, a Prefeitura santista informou que o termo 'população', usado pelo prefeito, não foi uma referência à população geral de São Vicente, mas sim às pessoas que utilizam a UPA Zona Noroeste. A Prefeitura de Santos esclarece que a fala do prefeito teve como objetivo enaltecer a parceria entre Santos e São Vicente.

UPA DE SANTOS.

De acordo com a página da Prefeitura de Santos, a cidade possui três UPAs. Em nota, a Prefeitura santista afirmou que a fala se referia às pessoas atendidas na UPA Zona Noroeste. 

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Prefeitura, praticamente a metade dos atendimentos realizados e seguidos de internação no sistema municipal na UPA da Zona Noroeste (49%) correspondem a pessoas de outras cidades, os pacientes que se autodeclaram residentes em São Vicente correspondem a mais de 50% (73,7%) desta demanda externa.

A UPA de Santos, para atender 50% da população de São Vicente, como citado pelo Prefeito Santista, precisaria ser responsável por 164.922 pessoas. Pois, segundo o Censo do IBGE divulgado na semana passada, São Vicente tem 329.844 habitantes

De janeiro a junho, de acordo com a Prefeitura de Santos, a UPA Zona Noroeste atendeu e encaminhou para internações 431 pessoas que se autodeclararam moradores de outras cidades. Ao todo, 318 disseram ser residentes de São Vicente, ou 73,7% do total.

Continua depois da publicidade

Os 318 pacientes correspondem a 0,09% dos 329.844 habitantes de São Vicente. Assim confirmando que a fala de Rogério Santos é errônea.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software