Continua depois da publicidade
O PTB sinaliza com candidaturas próprias a prefeito em São Vicente, Cubatão e Guarujá, além de tentar o segundo mandato da prefeita de Peruíbe, Ana Preto, nas eleições de 2016. A legenda também tende a apoiar a reeleição de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB, em Santos), Alberto Mourão (PSDB, Praia Grande), Marco Aurélio Gomes (PSDB, Itanhaém) e Artur Parada Prócida (PSDB, Mongaguá).
O cenário foi apresentado por petebistas que estiveram no Diário do Litoral para divulgar a criação do Conselho Consultivo de Notáveis do PTB, que tomou posse na noite de ontem.
Estiveram no DL, o presidente do PTB santista, o vice-prefeito Eustázio Alves Pereira; o coordenador regional do PTB, Luciano Batista; a presidente do PTB Mulher de Santos, Cristhiane Saraiva; e Tiago Guedes, membro da executiva municipal.
Segundo os petebistas, o candidato em São Vicente será o ex-deputado estadual Luciano Batista; em Cubatão, o engenheiro Pedro de Sá e, em Guarujá, o empresário Heitor Gonzalez.
Para Luciano Batista, no cenário eleitoral em Santos “nossa filosofia será a de manter a vice-prefeitura. Tenho visto movimento dos outros partidos. Lá atrás ninguém queria. Hoje todo mundo quer ser candidato a vice de um prefeito que deu certo. O correto é manter a vice-liderança”, comentou. “Não vejo razão política ou administrativa para mudar. O cargo de candidato a vice não está disponível. Só se tenta ocupar o espaço eticamente quando esse cargo está vazio”.
Continua depois da publicidade
‘Muito cedo’
Atual vice-prefeito, Eustázio Alves diz que esta definição não o preocupa. “Estou à disposição do partido. Vejo uma afinidade grande entre o PSDB e o PTB. É muito cedo para se discutir isso. Não podemos perder o foco. As atenções agora são para das demandas da Cidade”, diz Eustázio, cuja definição de sua posição como candidato a vice do então candidato a prefeito Paulo Alexandre Barbosa só se deu no último dia reservado às convenções partidárias.
Continua depois da publicidade
A presidente do PTB Mulher, Cristhiane Saraiva, destacou que a obrigatoriedade imposta pela Justiça Eleitoral de preencher o percentual de 30% de mulheres na lista de candidatos a vereador não preocupa o partido. Ela não será candidata, mas diz que a legenda “está procurando as líderes da Cidade. Santos tem um histórico de mulheres líderes em vários segmentos e são essas mulheres que estamos querendo para nosso partido. As mulheres vão entrar no partido apenas para preencher cota”.
Conselho
A criação de um conselho consultivo, explica Eustázio Alves, se justifica para que “históricos e notáveis do partido possam dar exemplo na formação das novas gerações”. O grupo foi formado com Gastone Righi, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, Pepe Altstut, Armênio Mendes e José Rodrigues Liberado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade