Política

Projetos já realizados são os que mais influenciam o voto de quem mora na Baixada Santista

Levantamento da TIM com mais de 1.700 clientes da região de DDD 13 também mostra que quase metade dos entrevistados é favorável ao voto obrigatório

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2022 às 18:15

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Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados da região da Baixada Santista (44%) disse ser a favor do voto obrigatório nas eleições / AGÊNCIA BRASIL

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Em ano eleitoral, prestes a começar um novo ciclo de campanhas políticas na mídia, a TIM promoveu uma pesquisa em todo o Brasil, para saber a opinião de seus clientes em relação à importância do voto e dos pontos que mais influenciam na escolha do canditado. Na Baixada Santista e onde mais o DDD 13 é utilizado, um dos pontos mais citados foram os projetos já realizados (17%), a experiência política (14%) e a forma como trata os eleitores (13%).
 
A enquete, feita por meio da plataforma TIM Ads, que recompensa clientes pré-pagos com bônus de internet, também perguntou que tipo de projeto mais pesam para eles na intenção de voto. Emprego (21%), Saúde (21%) apareceram em primeiro lugar, seguido de outros temas básicos: educação (17%), projetos sociais (16%), segurança pública (16%), economia (15%) e saneamento básico (14%).
 
Já em relação ao seu próprio comportamento de voto, o levantamento mostra que grande parte dos moradores da região parece não valorizar o próprio voto. Apesar de 24% dos entrevistados afirmarem que votam em candidatos que defendem suas pautas de interesse, a soma dos demais mostra que muitos não se importam com a consequência de uma escolha ruim: 12% votam incondicionalmente em branco / nulo na maioria das vezes; 10% votam nos que têm mais chance de ganhar; 10% não costumam votar, mesmo sabendo que é obrigatório; 10% votam de acordo com a maioria, e outros 8% votam apenas no partido.
 
Quanto ao local onde mais buscam informação e que influenciam seu voto, a pesquisa aponta que a imprensa continua com credibilidade: 13% dos eleitores afirmaram que os veículos de comunicação, como jornais, TVs, revistas e portais, são as principais fontes. As redes sociais aparecem em seguida, mencionadas por 11% dos entrevistados, e a mesma proporção disse ser influenciada por pessoas próximas, como amigos e familiares. Ainda, 9% dos entrevistados também afirmou que se informa à respeito das eleições ou sofre influência do ambiente de ensino, como escolas e faculdades.

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O acompanhamento dos debates políticos é controverso entre os que usam o DDD 13: a maioria não assiste (28%), embora quase a mesma quantidade de pessoas disse acompanhar ao londo do período eleitoral (27%). Há ainda quem acompanhe apenas próximo às eleições (23%) e quem não mostrar qualquer interesse, dizendo não querer apenas (23%). Já nas redes sociais, a diferença entre quem segue políticos nas redes sociais (26%) dos que não seguem (22%) é considerável. A pesquisa também ouviu quem acompanha nas redes somente os candidatos que defendem as mesmas ideias (17%) que as suas, e também quem segue os políticos de posição contrária à sua (14%).
 
Voto obrigatório
O levantamento da TIM perguntou ainda sobre a obrigatoriedade do voto. A maioria dos entrevistados da Baixada Santista e usuária do DDD 13 (44%) disse ser a favor do voto obrigatório, sendo que parte dos que concordaram (17%) acreditam que os critérios deveriam ser flexibilizados. Já 19% acham que o voto deveria ser facultativo.

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