Continua depois da publicidade
Imagine uma estudante que tenha faltado cerca de 80% das aulas e, no final do ano, seja reconhecida pela dedicação e exemplo para as demais alunas de participação em sala. Pois isso pode ocorrer hoje, às 10 horas, na 161ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), se a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), for eleita presidente do órgão, em 2013.
Os números falam mais do que o singelo exemplo estudantil. Entre 2009 e 2012, foram realizadas 42 reuniões ordinárias do Condesb e a chefe do Executivo de Cubatão só compareceu em 11. Nas extraordinárias — três no total — Marcia Rosa teve nota zero em participação. Pior que ela somente Roberto Francisco dos Santos (PSDB), de Praia Grande, que “bolou” 34 das 42 reuniões ordinárias (veja levantamento nesta reportagem).
Mesmo mandando representantes nos encontros, a eleição de quem quase não participou das reuniões deixa não só a prefeita Marcia Rosa, como os demais prefeitos, que poderão bater o martelo em torno de seu nome, numa tremenda “saia justa”.
Continua depois da publicidade
Não é preciso ser especialista em política para deduzir que, se Marcia Rosa for eleita, um dos objetivos do Condesb — ouvir a opinião dos prefeitos e prefeitas no sentido encontrar soluções colegiadas para os problemas comuns que afetam a região — estaria comprometido.
Vale a pena lembrar que a recomendação frequente, em quase todas as reuniões do Condesb, é a participação dos prefeitos e prefeitas, como forma de fortalecer as decisões e reivindicações junto ao Governo do Estado, que também possui cadeiras no órgão.
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), comandou o órgão no ano passado. Antes dela, o Condesb esteve sob a batuta do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini (DEM). O Condesb existe desde 1996.
Ana Preto é a nova presidente do Condesb
Continua depois da publicidade
Após duas horas de reunião a portas fechadas, com a presença de oito prefeitos da região, Ana Preto vence Marcia Rosa, e é eleita a nova presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista. Prefeita de Cubatão saiu sem dar nenhuma declaração à imprensa.
Leia mais na edição deste sábado (2) do Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade