Além disso, o questionário apresentado pelos pesquisadores também deverá trazer a pergunta de quem foi o melhor, e o pior, prefeito do município desde 1989 / Nelson Jr./TSE
Continua depois da publicidade
A Badra Comunicação fará uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito nos nove municípios da Baixada Santista durante esta segunda semana de janeiro. O levantamento, de acordo com a instituição, se estenderá até a próxima quinzena do mês e tem o objetivo de apontar quais os nomes favoritos entre os políticos da Região para os caiçaras.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Os entrevistadores questionarão o público frente a uma pesquisa com intenção de voto espontâneo e também com cenários estipulados para votos estimulados.
"O primeiro será composto exclusivamente por quatro nomes. E o critério será o mesmo para todos os municípios. Estarão no disco de pesquisa os nomes do atual prefeito, quando for possível a reeleição, do mais recente ex-prefeito, do segundo colocado na eleição de 2020, além de um último nome que tenha se colocado como candidato e que possua densidade eleitoral. Já naqueles municípios onde a reeleição não é possível, será lançado o nome do vice-prefeito", diz Célio Ricardo Costa da Silva, diretor do instituto.
Continua depois da publicidade
A princípio, os pesquisadores apresentarão às pessoas entrevistadas listas com quatro nomes, que incluem quatro políticos de relevância local, podendo contar com o atual chefe do Executivo, se o mesmo estiver apto a se reeleger, o atual presidente da Câmara dos Vereadores do município em questão e outros três possíveis candidatos, totalizando oito opções.
“Dependendo dos resultados, será interessante observar inclusive se os preferidos têm sua trajetória mais alinhada à esquerda, à direita ou ao centro”, destacada Célio.
AVALIAÇÃO.
Além disso, o questionário apresentado pelos pesquisadores também deverá trazer a pergunta de quem foi o melhor, e o pior, prefeito do município desde 1989, afim de poder permitir ao instituto conhecer quem os eleitores têm como preferência e referência ao longo das décadas.
Continua depois da publicidade
"Aliás, esse tipo de reconhecimento, positivo ou negativo, acaba virando munição nas campanhas e até nos debates eleitorais. Vai ser interessante medir e avaliar", avalia o analista de dados do instituto, o jornalista Maurício Juvenal.
LEGISLATIVO.
Finalizando, a pesquisa também deverá perguntar a preferência dos entrevistados por vereadores da atual legislatura de maneira espontânea. Segundo a Badra Comunicação, o levantamento almeja ouvir 1.060 moradores-eleitores em cada uma das nove cidades da Baixada Santista. A coleta de campo será realizada entre 12 e 26 de janeiro. A margem de erro será de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A metodologia levará em consideração a proporção dos eleitores por gênero, faixa etária, renda e escolaridade.