Política

Oposição vai lançar movimento pró-impeachment de Dilma

A iniciativa começou a tomar corpo em reunião na manhã desta quinta-feira (4), da qual participaram PSDB, DEM, PPS, PSC e SD

Publicado em 03/09/2015 às 17:24

Compartilhe:

Os partidos de oposição da Câmara unificaram os discursos e decidiram implantar um movimento pró-impeachment a partir da semana que vem. A ideia é lançar campanhas nas redes sociais e contar com o apoio da sociedade para pressionar os demais deputados a aderirem à causa.

Não é um pedido formal de impeachment -os líderes avaliam que esse momento ainda não chegou. Contudo, acreditam que o ambiente político é o ideal para apostar em pressão social.

A iniciativa começou a tomar corpo em reunião na manhã desta quinta-feira (4), da qual participaram PSDB, DEM, PPS, PSC e SD.

Em encontros anteriores, a possibilidade de formar uma frente parlamentar pró-impeachment chegou a ser cogitada. Contudo, com a intenção de não expor os participantes, já que a frente teria integrantes e até presidente, eles optaram pelo movimento.

Os partidos de oposição da Câmara unificaram os discursos e decidiram implantar um movimento pró-impeachment (Foto: Divulgação)

Um deputado à frente do movimento afirmou que, embora os líderes desse movimento sejam conhecidos, a oposição espera outros apoios que podem, por uma questão partidária, "precisar de anonimato".

O processo de impeachment é em boa parte dependente do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que em junho rompeu publicamente com o governo Dilma.

Na terça-feira (1º), Cunha teve um encontro com a presidente por cerca de uma hora. A avaliação geral é de que ele saiu satisfeito e amenizou os ânimos no restante da semana. Apesar disso, a oposição não acredita ter "perdido o Cunha", nas palavras de um deles.

Um acordo prévio, que ainda não tem data para ser colocado em prática, prevê que, quando apresentado o pedido de impeachment, Cunha não o acate, para não tomar para si todo o ônus político da decisão. A oposição, então, recorreria ao plenário, que precisaria avalizar ou rejeitar a saída da presidente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Produtor diz que atestado de óbito de Zacarias foi rasurado para esconder doença

Polêmica morte de um dos maiores talentos da TV brasileira gera discussões até os dias de hoje

Diário Mais

Se Baba Vanga acertar, em 9 anos cidades do litoral e costeiras estarão submersas

Vidente é conhecida por profecias famosas que se concretizaram, como o 11 de setembro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter