Política

Operação Lava Jato pode comprometer futuro do programa de concessões

A expectativa das construtoras é de que os contratos em andamento com o governo federal não sejam atingidos. Isso, porém, depende do andamento das investigações

Publicado em 18/11/2014 às 11:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os desdobramentos das prisões de executivos de grandes construtoras na operação Lava Jato ainda são incalculáveis, mas uma coisa já se sabe: grande aposta da presidente Dilma Rousseff para puxar o crescimento em seu segundo mandato, as novas concessões em infraestrutura estão em xeque. Isso porque os principais candidatos dos eventuais leilões são justamente as empresas que agora estão enredadas na investigação, informa o jornal O Estado de S. Paulo em sua edição desta terça-feira, 18.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Pode ter problema nas coisas novas", disse um executivo do setor de construção pesada. Isso significa um buraco potencial de pelo menos R$ 9,7 bilhões nas contas de 2015. A previsão era arrecadar, no ano que vem, R$ 7,1 bilhões em bônus de assinatura pela exploração de áreas do pré-sal e outros R$ 2,6 bilhões com concessões de aeroportos. O governo não anunciou quais seriam, mas estão cotados os de Recife, Salvador, Vitória e Porto Alegre

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Água: ajuda a São Paulo sai até semana que vem, diz ministra

• Executivos presos negam existência de cartel em contratos com Petrobras

• São Paulo pede que obras hídricas sejam incluídas no PAC

Pode ficar prejudicado também todo o programa de concessão de ferrovias, que estava em preparação para começar em 2015. Esse, porém, já tinha perspectiva de atraso por causa de insegurança das construtoras quanto ao modelo proposto. A concessão de quatro novos lotes rodoviários também deve sofrer impacto.

Reação

Continua depois da publicidade

O setor ainda não tem ideia de como será afetado pela operação, mas um executivo ouvido pelo jornal O Estado de S. Paulo indicou a estratégia de reação das empresas: isolá-las dos personagens comprometidos com as irregularidades. "Afetou algumas pessoas, pelo que sei, mas não vejo por que afetaria a questão operacional." Esse foi o mesmo discurso adotado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ao Broadcast, ele disse que as empresas não são iguais a seus executivos e minimizou o risco de prejuízos às obras. "Eu acho que as empresas têm características diferentes das pessoas físicas."

A expectativa das construtoras é de que os contratos em andamento com o governo federal não sejam atingidos. Isso, porém, depende do andamento das investigações.

As nove construtoras que hoje estão na berlinda são as maiores do País, responsáveis por boa parte dos R$ 221,7 bilhões que o setor da construção civil faturou em 2013. Elas estão em todos os grandes projetos do governo e na maior obra em infraestrutura do País, a refinaria Abreu e Lima, orçada em R$ 37,4 bilhões e centro da operação Lava Jato. Seja como prestadoras de serviços ou sócias de consórcios, elas também atuam diretamente em projetos estruturais, como a construção da hidrelétrica Belo Monte, no Pará, uma obra de R$ 30 bilhões.

Continua depois da publicidade

Também estão presentes em obras emblemáticas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a transposição do São Francisco, o Rodoanel de São Paulo e a ferrovia Norte-Sul, além das usinas Jirau (RO) e Santo Antônio (RO). Além de serem tocadas por grandes empreiteiras, todas essas obras têm em comum o fato de dependerem de financiamento do BNDES. Questionado sobre isso, o banco disse que "está acompanhando os acontecimentos relacionados à investigação da Polícia Federal e, se necessário, vai se pronunciar sobre o caso no momento oportuno".

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software