Política

Obama pretende acelerar retirada de tropas do Afeganistão

Presidente americano deu sinais de que pretende dar um fim à guerra mais longa dos Estados Unidos.

Publicado em 12/01/2013 às 11:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que vai acelerar a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, sinalizando sua intenção de acabar com a guerra mais longa dos EUA. Segundo o presidente, o país está adiantando os prazos para retirar as forças norte-americanas de aldeias afegãs e para finalizar a maioria das operações de combates unilaterais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Obama considerou positivo o progresso no treinamento das forças de seguranças afegãs.

"A razão que nos levou à guerra em primeiro lugar está agora ao alcance: garantir que a Al Qaeda nunca use o Afeganistão para promover ataques contra o nosso país", disse Obama, acrescentando que nos próximos meses as tropas norte-americanas terão a missão de aconselhar as forças afegãs. "Isso define o palco para uma redução maior das nossas tropas", considerou.

A mudança foi anunciada pelo presidente em uma conferência para a imprensa na Casa Branca juntamente com o presidente afegão, Hamid Karzai, na última sexta-feira. A medida pode beneficiar ambos os líderes, que tentam dar fim à guerra que está em seu 12° ano. "A guerra dos Estados Unidos no Afeganistão terminará até 2014", disse. Obama. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Continua depois da publicidade

Obama considerou positivo o progresso no treinamento das forças de seguranças afegãs e pretende tirar as tropas americanas do país. (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software