Continua depois da publicidade
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (25) uma série de mudanças na sua equipe, incluindo a nomeação de Denis McDonough, um vice-conselheiro nacional de segurança, como novo chefe de gabinete. Ele assumirá o posto de Jacob Lew, nomeado pelo presidente para o cargo de secretário do Tesouro.
McDonough tem há tempos aconselhado Obama sobre política externa Durante seus quatro anos na Casa Branca, ele se tornou um dos conselheiros mais próximos do presidente. Hoje Obama disse que ele é "indispensável" e elogiou sua grande experiência e sua ética no trabalho. "A verdade é que ninguém trabalha mais que Denis McDonough".
Obama também nomeou Lisa Monaco, uma advogada-geral assistente para segurança nacional, como conselheira para segurança interna e antiterrorismo. Tony Blinken, conselheiro nacional de segurança do vice-presidente Joe Biden, vai assumir o posto antigo de McDonough. O novo chefe de gabinete será auxiliado por Rob Nabors, que até então era diretor de assuntos legislativos.
Já o conselheiro sênior da Casa Branca David Plouffe será sucedido por duas pessoas: Dan Pfeiffer, atual diretor de comunicações, e David Simas, que trabalhou na campanha de Obama no ano passado. O presidente disse que Plouffe "construiu uma merecida reputação de gênio dos números e combatente muito forte quando se trata de política". As informações são da Dow Jones.
Continua depois da publicidade