Política

Obama: acordo nuclear abriria "possibilidades" ao Irã

O anúncio ocorreu na sequência do comentário gravado por Obama para uma mensagem anual aos iranianos com felicitações pelo ano novo persa, Nowruz.

Agência Brasil

Publicado em 20/03/2014 às 15:52

Atualizado em 22/11/2021 às 12:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que um acordo nuclear pode abrir "novas possibilidades e prosperidade" para o Irã e o povo iraniano. Embora as negociações sobre o programa nuclear do país ainda estejam em andamento, o governo Obama emitiu nesta quinta-feira uma resolução permitindo que instituições acadêmicas dos Estados Unidos operem programas de intercâmbio com universidades iranianas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O anúncio ocorreu na sequência do comentário gravado por Obama para uma mensagem anual aos iranianos com felicitações pelo ano novo persa, Nowruz. A mensagem deste ano coincide com as negociações nucleares entre EUA, Irã e cinco outras potências mundiais. Obama afirmou que chegar a um acordo nuclear final "será difícil". Mas ele disse estar comprometido com a diplomacia porque acredita que há uma base para uma "solução prática" para a disputa nuclear.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ban Ki-moon encontrará autoridades de Rússia e Ucrânia

• Merkel diz que não há mudança no status da Rússia no G-8

• Putin: referendo da Crimeia é legítimo

O presidente disse que o Irã irá manter o acesso à "energia nuclear pacífica" sob um acordo final. Ele salientou que um acordo também significaria mais crescimento econômico e empregos para os iranianos.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em sua própria mensagem de Nowruz, disse esperar que o povo do Irã consiga "alcançar as suas aspirações" no novo ano. Ele saudou, especialmente, a perspectiva de mais intercâmbios educacionais entre os EUA e o Irã, dizendo que isso "reafirmará nossa convicção de que o fortalecimento dos laços culturais e acadêmicos entre os dois países beneficia os dois povos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software