Em Cuiabá, pessoas tentam pegar restos de carne e ossos em açougue. Bolsonaro diz que no Brasil 'está tudo bem'. / Francisco Alves/Jornalistas Livres/Facebook
Continua depois da publicidade
O G20 é uma rara oportunidade para que líderes busquem o contato pessoal para tratar problemas globais e resolver arestas entre países. Mas na cúpula do bloco neste sábado, em Roma, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha outra missão: mentir sobre a situação do Brasil.
Ao lado dos ministros Paulo Guedes e Carlos França, ele conta aos demais líderes que tinha amplo apoio popular e que a economia estava crescendo. Mas, sem ser perguntado, critica a imprensa e ataca a Petrobras.
Continua depois da publicidade
Hoje, a retomada da economia brasileira é uma das piores entre o G20 e a popularidade atingiu seu nível mais baixo, em setembro. Segundo o Datafolha, a reprovação foi de 53%. O país ainda deve registrar o menor crescimento em 2022 entre os membros do G20, segundo o FMI.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro não fez uma só pergunta aos líderes estrangeiros, não elogiou os demais países e nem trocou impressões pessoais. Ao contrário de outras rodinhas de líderes, o brasileiro não falou sobre a pandemia ou sobre as decisões do G20.
*Do UOL, por Jamil Chade, colunista
Continua depois da publicidade