Política

Merkel condena protestos violentos contra imigrantes na Alemanha

A chanceler que havia sido criticada por não ter se pronunciado de forma dura sobre os ataques dos manifestantes de extrema-direita e neonazistas, disse que as imagens na TV são "chocantes"

Publicado em 24/08/2015 às 17:57

Compartilhe:

 A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou nesta segunda (24) os protestos violentos do fim de semana, realizados do lado de fora de um abrigo que recebe imigrantes na cidade de Heidenau -nos arredores de Dresden, no leste da Alemanha.

"Eu condeno nos termos mais fortes possíveis as explosões de violência", disse Merkel a jornalistas em Berlim. "Houve uma onda agressiva contra os estrangeiros que não é aceitável de forma alguma."

Merkel, que havia sido criticada por não ter se pronunciado de forma dura sobre os ataques dos manifestantes de extrema-direita e neonazistas, que tiveram início na noite de sexta (21), disse na segunda que as imagens mostradas na TV são "chocantes" e a ação, "vergonhosa".

"É repulsivo como os extremistas de extrema-direita e os neonazistas estão disseminando sua mensagem vazia, mas é igualmente vergonhoso como cidadãos -até mesmo famílias com crianças- apoiam isso, marchando junto", disse Merkel.

 segurança foi reforçada no recém-criado abrigo após duas noites de protestos, na sexta e no sábado (Foto: Agência Brasil)

Centenas de pessoas participaram das manifestações organizadas pelo partido ultranacionalista NPD, que terminou em confrontos com a polícia. Os radicais arremessaram garrafas e pedras em seus ataques. Ao menos 31 policiais alemães ficaram feridos.

A segurança foi reforçada no recém-criado abrigo após duas noites de protestos, na sexta e no sábado.

Na segunda à noite (hora local), cerca de 150 manifestantes bloquearam um ônibus em Leipzig, impedindo que imigrantes abrigados temporariamente em um ginásio de esportes fossem levados a Heidenau.

Os ataques contra abrigos de refugiados na Alemanha têm aumentado no último ano, à medida que o país recebe mais imigrantes que fogem de conflitos em seus países.
Segundo funcionários do governo, pelo menos 202 ações deste tipo foram registradas nos seis primeiros meses de 2015.

O governo alemão diz esperar que 800 mil pessoas busquem asilo no país até o fim do ano.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tecnologia

Conheça a nova tecnologia que vai substituir o Wi-Fi e é 100x mais rápida

Ainda não se sabe, exatamente, em quanto tempo ela estará disponível, mas os testes estão avançados

Cotidiano

Veja números do sorteio da Quina do concurso 6539, deste sábado

Sorteado na noite deste sábado 21/9, prêmio total era estimado em R$ 21,8 milhões, sendo o maior da noite

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter