Política

Mandela apresenta melhoras, mas continua internado

Na semana passada o ex-presidente sul-africano foi internado com infecção pulmonar e depois foi submetido a uma cirurgia na vesícula.

Publicado em 19/12/2012 às 10:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, apresentou nesta quarta-feira (19) melhoras no estado geral de saúde, mas será mantido internado em observação médica. Na semana passada, o sul-africano foi internado com infecção pulmonar e, depois, submetido a uma cirurgia para a retirada de pedras da vesícula. Mandela está no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa sul-africana.

Os médicos que cuidam de Mandela disseram que o quadro de saúde evolui de forma satisfatória. Porém, devido à idade, os médicos informaram que não é o momento de ele voltar para casa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mandela, de 94 anos, está no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa sul-africana. (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela  conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba, apelido da sua tribo, ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela foi diagnosticado com câncer de próstata, mas, apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Ao completar 85 anos, ele anunciou sua aposentadoria.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software