Política

Maior parte dos seguidores do Diário do Litoral não aprova homenagem a Bolsonaro

Além de enquete ter maioria de votos contrários projeto da Câmara de Santos, postagem com notícia reuniu comentários contra e a favor da iniciativa do vereador Fábio Duarte (Podemos)

Luana Fernandes

Publicado em 04/10/2023 às 15:05

Atualizado em 04/10/2023 às 16:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser homenageado pela Câmara de Santos / Lula Marques/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Os seguidores do Diário do Litoral se dividiram para responder a enquete no Instagram que questionava se os leitores concordavam com a homenagem que a Câmara de Santos pretende fazer ao ex-presidente Jair Bolsonaro. 54% (109 votos) votaram em “não concordo” e 46% (91 votos) optaram por “sim”. O questionamento foi lançado nas redes sociais do jornal na última sexta-feira e recebeu 200 respostas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Câmara de Santos quer dar medalha de mérito a Jair Bolsonaro

• Bolsonaro diz que PL precisa resolver problemas para 2024 e cita eleição de São Paulo

• TSE mantém decisão de deixar Bolsonaro inelegível

A maior honraria concedida pela Câmara de Santos poderá ser recebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O vereador Fábio Duarte (Podemos) propôs, na sessão da última quinta-feira (28), que o político receba a medalha de mérito Braz Cubas.

Dois terços dos vereadores santistas apoiam que a propositura de Duarte seja debatida dentro do Legislativo. O projeto, no momento, está na Procuradoria e deve seguir os trâmites internos antes de entrar em pauta para votação.

Continua depois da publicidade

Na postagem do Diário do Litoral sobre a notícia, um dos vereadores contrários a iniciativa se posicionou publicamente. “Com a mais absoluta certeza não terá meu voto, quando o projeto for a votação”, garantiu o vereador Benedito Furtado (PSB).

Nos comentários, os seguidores se dividiram entre críticas e apoio a propositura de Fábio Duarte. “Aff! Vou acompanhar bem a votação desses vereadores. Que homenagem absurda, tanta gente do bem para receber essa medalha”, reclamou a seguidora Ana Lucia (@analuciaslf). Em contrapartida, a seguidora Luzia Martins Vieira (@luziamartinsvieira) gostou do projeto: “Tem meu apoio. Se for possível, quero estar presente”, comentou.

Continua depois da publicidade

A seguidora Brenda Baroni também acredita que o ex-presidente merece esta honraria. “Graças a Bolsonaro e a nossa Rosana Valle, que teve seu pedido atendido, mesmo sendo de outro partido. Com igualdade, porque todos merecemos ser ouvidos! Anos luz, só eu tenho 41, e nunca nenhum PT ou PSDB tinha olhado por Santos e a Região. Por isso, só em beneficiar muitas pessoas todos os dias com Ponte dos Barreiros”, justifica.

Já a seguidora Catharina Apolinário foi incisiva: “Uma medalha com nome de colonizador, para um agente público que atua em causa própria, enchendo os bolsos e mantendo privilégios. Pregando a violência e o genocídio do povo preto, pobre, indiígena. A medalha com este nome tem a cara dele, deem mesmo. Que ele venda, que seja uma tremenda vergonha, porque estão mesmo merecendo passar por ela. Preparem as câmeras para fotos que em breve serão apagadas de vergonha”, enfatiza.

Solenidade

Continua depois da publicidade

Segundo informações de bastidores, caso a homenagem seja aprovada pela Câmara, o presidente receberá a medalha presencialmente em solenidade no próximo dia 1º de novembro. Para que a medalha Braz Cubas seja concedida a Bolsonaro, 14 dos 21 vereadores do Legislativo terão que votar a favor do projeto. 

"Em seu governo houve diversos avanços nas condições de vida da população brasileira e na economia do País, reduzindo impostos e desburocratizando o Estado. Além disso, fez renascer o patriotismo no Brasil, lutou pela valorização da família e contribuiu com o fortalecimento da direita brasileira, fazendo com que surgissem novas lideranças em todo o País e dando voz aos conservadores", justifica Duarte.

Ainda segundo a justificativa do projeto, Duarte explica que "em 2022, Jair Bolsonaro teve 145.874 votos em Santos, ou seja, 57% dos votos válidos, vencendo a eleição no município, portanto, merece ser reconhecido pela Câmara Municipal de Santos, recebendo a Medalha Braz Cubas".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software