Política

Maior parte dos eleitores da Região se importam com pautas relacionadas a emprego

Pesquisa realizada pela empresa TIM, com usuários do DDD 13, mostra as prioridades das pessoas ao escolher um candidato

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2022 às 16:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados da região da Baixada Santista (44%) disse ser a favor do voto obrigatório nas eleições / AGÊNCIA BRASIL

Continua depois da publicidade

Entre os dias 14 e 20 de março, a TIM fez uma pesquisa aleatória com clientes de todo o país, por meio da plataforma TIM Ads, que recompensa os participantes com bônus de internet. Foram gerados dados sobre todos os DDDs e, em especial sobre o DDD 13 (Baixada Santista), que mostram a prioridade das pessoas ao escolher um candidato e que são mais favoráveis ao voto obrigatório.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados da região da Baixada Santista (44%) disse ser a favor do voto obrigatório nas eleições. Parte dos que concordaram (17%) acredita que os critérios deveriam ser flexibilizados, enquanto os demais acham que a forma atual é a melhor. Já outros 19% disseram que o voto deveria ser facultativo. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições em SP: Haddad lidera com 27%; França e Tarcísio empatam em 2º

• Eleições 2022: como avaliar a popularidade de Bolsonaro dia após dia?

• Mídias sociais irão intervir diretamente no resultado das eleições de 2022, afirma especialista

Ainda segundo a pesquisa, 24% dos eleitores votam em candidados com pautas que defendem seus interesses, 12% votam em branco/nulo na maioria das vezes, 10% votam naqueles que tem mais chances de ganhar e 9% não costumam votar, mesmo sendo obrigatório.

Também em relação a escolha do candidato, a maioria ainda preza pelos projetos apresentados: 17% se influenciam nos projetos já realizados por um candidato; 14% prezam pela experiência política e 13% prezam pela forma como os candidatos tratam os eleitores.
 
As pautas/projetos que mais influenciam na intenção de voto são emprego e saúde (21%), seguidas por educação/ciência (17%), projetos sociais (16%), economia (15%) e saneamento básico (14%).

Continua depois da publicidade

O levantamento também aponta onde estes eleitores buscam informações para escolher seus candidatos: 13% se informam ou são influenciados sobre a intenção de voto através da TV, 11% através das redes sociais, 11% através de pessoas próximas (amigos, familiares, etc) e 9% se informam nas escolas, universidades, espaços de ensino.

No país, foram entrevistados 186 mil clientes da empresa. Na Baixada Santista, quase 1800 usuários responderam sobre as eleições. A faixa etária foi até 60 anos, sendo a maioria dos respondentes de até 24 anos (40%); O segundo maior grupo tinha de 25 a 35 anos (30%).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software