PESQUISAS ELEITORAIS

Lula tem 50%, e Bolsonaro, 43%, aponta Ipec

Os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 se mantiveram em 5%, e os que ainda não decidiram seu voto, em 2%

FOLHAPRESS

Publicado em 17/10/2022 às 18:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lula e Bolsonaro / Reprodução

Continua depois da publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 50% das intenções de voto contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (17).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 51%, e o atual mandatário, 42% -a diferença entre eles, portanto, oscilou de nove para sete pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lula e Bolsonaro travam duelo sobre Covid, corrupção e fake news em debate

• Lula usa broche de campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

• Bolsonaro promete auxílio vitalício e Lula diz que Orçamento só prevê até dezembro

Os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 se mantiveram em 5%, e os que ainda não decidiram seu voto, em 2%.

A sondagem ouviu 3.008 brasileiros pessoalmente em 184 municípios do país, de sábado (15) até esta segunda. Foi finalizada, portanto, após o primeiro debate entre os adversários em segundo turno, realizado neste domingo (16) por Folha de S.Paulo, UOL, Grupo Bandeirantes e TV Cultura.

Continua depois da publicidade

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR- 02707/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, diversos fatores podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro, aliados e apoiadores têm criticado os institutos de pesquisa pelas diferenças entre os dados dos levantamentos feitos em dias anteriores à votação do primeiro turno e o resultado da eleição divulgado pelo TSE.

No primeiro turno, no dia 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro.

A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Continua depois da publicidade

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções.

Lula foi o mais votado em todo o Nordeste, em Minas Gerais e em quatro estados do Norte. Já Bolsonaro ficou à frente no Sul e no Centro-Oeste, em três estados do Sudeste e em outros três do Norte.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software