Política

Lula questiona se ataque político à esquerda na Espanha não se repete no Brasil

De acordo com o ex-presidente, Felipe González ajudou o país a crescer e promoveu inclusão social após décadas de ditadura

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/06/2015 às 19:03

Compartilhe:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou nesta quarta-feira, 24, em postagem no Facebook, se os ataques feitos ao político espanhol Felipe González quando este era premiê daquele país, de 1982 a 1996, não são parecidos com os recebidos pelos governos do PT.

González foi secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de 1974 a 1997 e o terceiro presidente do governo da Espanha desde a reinstauração da democracia no país. Em evento promovido nesta segunda-feira, 22, no Instituto Lula, em São Paulo, o político espanhol disse, ao lado do ex-presidente brasileiro, que, quando estava no poder, foi alvo de um ataque contínuo e permanente.

González citou uma declaração que teria sido feita por um diretor do jornal conservador espanhol ABC, de acordo com a qual havia uma estratégia para derrubar o governo que ele dirigia. "(O diretor) Disse uma coisa notável: 'Tivemos de colocar em perigo inclusive a estabilidade do Estado para tentar tirar Felipe González do poder'", declarou o espanhol.

O ex-presidente Lula questionou se o ataque político à esquerda na Espanha não se repete no Brasil (Foto: Agência Brasil)

Lula afirmou, na postagem, que o político era popular na Espanha. De acordo com o ex-presidente, González ajudou o país a crescer e promoveu inclusão social após décadas de ditadura. "Será que não estamos vendo algo parecido no Brasil?", perguntou Lula, sem, no entanto, responder à pergunta.

No evento, o ex-presidente disse que o PT perdeu parte do sonho, da utopia. Lula fez um discurso sobre a necessidade de o partido se renovar e atrair a juventude, com duras críticas a posturas vistas hoje na legenda que ajudou a criar. "O PT perdeu um pouco do sonho, da utopia. A gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha de graça mais (pelo partido)", disse.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Santo da Igreja Católica realizou diversos milagres no litoral de SP; conheça

José de Anchieta ao Brasil em 1553 e dedicou sua vida a ensinar os indígenas e a promover a cultura e a educação

Diário Mais

Ave considerada uma das maiores migrantes do mundo chega ao Litoral de SP; conheça

A ave não sai simplesmente da América do Norte voando a esmo e chega no Brasil. Ela segue por verdadeiras estradas aéreas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter