Continua depois da publicidade
Os novos líderes da Ucrânia se reunirão nesta quarta-feira em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outras autoridades norte-americanas. Eles buscam auxílio e apoio dias antes de um referendo que pode dividir o território ucraniano.
O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, se encontrará à tarde (horário local) com Obama e deve se reunir também com líderes do Congresso que estão avaliando um pacote de ajuda para a Ucrânia e medidas de sanção contra a Rússia.
Junto com Yatsenyuk, o ministro das Relações Exteriores interino, Andrii Deshchytsia, terá reunião com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e outros funcionários do governo. Deshchytsia já havia se reunido com Kerry na semana passada na Europa, quando os EUA tentaram em vão organizar um encontro entre autoridades russas e o novo governo ucraniano.
A Rússia movimentou tropas para a Crimeia, e a região terá referendo neste fim de semana para consultar a população sobre a separação do território da Ucrânia e anexação da região à Rússia. Os EUA dizem que não reconhecerão uma secessão da Ucrânia.
Continua depois da publicidade