Continua depois da publicidade
Em uma conversa com um assistente que vazou durante a aparição em um programa de televisão neste domingo, o secretário de Estado, John Kerry, pareceu mostrar preocupação sobre a onda de violência na Faixa de Gaza e as operações de Israel no local. As falas foram captadas em uma conversa por telefone quando ele aguardava o começo das entrevistas.
"Certo. Está escalando de uma maneira realmente significativa e isso apenas ressalta a necessidade de um cessar-fogo", disse o assistente. "Precisamos ir lá", respondeu Kerry, ao desligar e entregar o celular para outra pessoa. "Eu acho, John, que precisamos ir hoje à noite. Eu acho que é uma loucura ficarmos parados".
O entrevistador Chris Wallace perguntou a Kerry se ele estava descontente com os excessos da operação de Israel. O secretário respondeu ao defender a ofensiva que há pessoas saindo de túneis, em referência ao motivo pelo qual Israel alega para atacar Gaza. "Você tem o direito de ir e tomar esses túneis", afirmou. "Nós apoiamos completamente isso e apoiamos o direito de Israel de se defender contra foguetes que continuam a ser lançados".
Chris Wallace, em seguida, mostrou o vídeo da conversa do secretário com assistente. "Sim, é duro. É duro ter este tipo de operação", disse. "E eu reagi obviamente de uma maneira que, você sabe, qualquer um faria em relação a crianças e civis. Mas a guerra é dura".
Continua depois da publicidade