Continua depois da publicidade
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu publicou neste sábado um cartão de Natal em seu blog com o título "Desesperar Jamais". No texto, o político resgatou momentos difíceis de sua vida - como a prisão na época da ditadura militar ao participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes; o exílio em Cuba - e disse que "não se desesperou" nessas situações.
"Hoje, sou vítima inocente de um julgamento que, em muito pouco tempo, será citado em livros e em salas de aula como um exemplo a ser apagado da história de nosso direito. E, como antes, não me desespero", afirmou no cartão. Dirceu reiterou que continuará "lutando para que a verdade vença" e avisou que voltará a escrever no blog somente dia 7 de janeiro.
Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 10 meses de prisão como chefe do esquema de desvio de recursos públicos conhecido como mensalão. Na sexta-feira, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, rejeitou o pedido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a prisão imediata dos 25 condenados na ação penal. Na decisão, o ministro citou o julgamento de um habeas corpus de 2009 pelo STF em que foi negada a prisão do réu antes do fim de todos os recursos.
Dirceu soube da notícia por volta das 13h30 da sexta-feira, quando se preparava para almoçar. Ele irá passar o Natal em Passa Quatro (MG), com a mãe, dona Olga, de 92 anos, e os irmãos.
Continua depois da publicidade