Política

GUARUJÁ É A 1ª CIDADE DA BAIXADA SANTISTA A ADOTAR APLICATIVO NO RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO

No Colab.re, prefeitura responderá fiscalizações, propostas de soluções e avaliações de serviços e instituições públicas feitas pelo cidadão

Publicado em 04/11/2014 às 12:47

Compartilhe:

Guarujá anuncia o Colab.re como canal de relacionamento com os cerca de 309 mil habitantes da região. Com isso, a cidade se torna a primeira cidade da Baixada Santista a interagir oficialmente com a população na web e aplicativo instalado em smartphones e tablets. Celebrado por meio de cooperação sem custos, o projeto integra um plano do poder público para tornar Guarujá ainda mais digitalizada e ágil frente às demandas do cidadão.

A prestação de serviço permitirá a população fiscalizar a iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade na web (www.colab.re) ou em aplicativo móvel nas versões iOS ou Android. Em contrapartida, uma equipe da Prefeitura de Guarujá estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas da população e respondê-las de forma personalizada.

No Monitor Colab.re, a Prefeitura acessará uma lista de fiscalizações e sugestões dos usuários, com o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As postagens são acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores. As demandas são encaminhadas ao órgão municipal, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.

A Prefeita Maria Antonieta de Brito afirma que esta é mais uma ferramenta de diálogo com o munícipe. “Nossa postura sempre foi manter um diálogo aberto com a população guarujaense, e o Colab se torna mais um meio de nos comunicarmos com a população de forma rápida e oficial”.

Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re, ressalta que a plataforma continuará a funcionar de forma totalmente aberta e transparente, sem restrições de informações. "O Colab.re será uma importante ferramenta para conectar a população e a Prefeitura de Guarujá. Por meio dela, o cidadão poderá ajudar a gestão pública a melhorar a qualidade de vida da cidade", afirma.

Desde o início deste ano, o Colab.re celebra parcerias semelhantes com outras 30 prefeituras brasileiras, entre elas, Curitiba, no Paraná, Rondonópolis, no Mato Grosso, e Teresina, no Piauí. A meta é atingir 100 cidades de todo o País até o final de 2014.

SOBRE O COLAB.RE

O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e gestores públicos dos municípios brasileiros, por meio do encaminhamento de fiscalizações de problemas cotidianos da população, propostas de soluções e avaliações de serviços realizados.

A rede é baseada em três pilares:

Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outros.

Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede e os municípios.

Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.

A plataforma foi criada pelo administrador Bruno Aracaty, pelos especialistas em marketing Gustavo Maia e Paulo Pandolfi e pelos cientistas Josemando Sobral e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 50 mil usuários que compartilham o interesse pela melhoria da qualidade de vida nas cidades. A rede social está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos iOS ou Android.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prefeito recebe 2.150% a mais que piso dos servidores municipais no litoral

O salário bruto mensal da prefeita Raquel Chini (Republicanos) é de R$39.148,02

Diário Mais

Existe multa para carros com pneus vencidos? Entenda

Uma dúvida que muitos motoristas têm é se, caso sejam flagrados com pneus fora da validade, levarão multa por suposta infração de trânsito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter