Política
Início das atividades da nova escola está previsto para 2015, com oferta de cursos técnicos nas áreas de Logística, Petróleo e Gás, Portos e um curso técnico integrado ao Ensino Médio
Continua depois da publicidade
O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta sexta-feira, 4, as chaves do imóvel para abrigar a terceira Etec (Escola Técnica Estadual) de Santos, que foi entregue pela prefeitura do município. O convênio para implantação da unidade foi assinado em janeiro. Já o decreto 6.750, que estabelece a cessão de uso do prédio por um período de 30 anos, é de abril.
“Santos vai receber a terceira Etec, que será ao lado do Parque Tecnológico. Será instalada em um prédio tombado com projeto de restauração do premiado arquiteto Decio Tozzi”, disse Alckmin.
Para o início das atividades da Etec serão necessárias reforma e adequação do imóvel, localizado à rua Sete de Setembro, 14, no bairro Vila Nova. O projeto do prédio, de autoria do arquiteto Decio Tozzi, foi premiado pelo governo francês e está exposto no Museu Nacional de Arte Moderna, no Centro Georges Pompidou, em Paris.
Cabe à Prefeitura a contratação de Decio Tozzi para elaborar o projeto executivo e ao Centro Paula Souza as obras de adequação das instalações. A implantação da Etec Santos III está prevista para 2015, com oferta de cursos técnicos nas áreas de Logística, Petróleo e Gás e Portos e um curso técnico integrado ao Ensino Médio.
Continua depois da publicidade
Para atender à demanda de ensino profissional no município – que já conta com duas escolas técnicas e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) –, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação para oferta de Ensino Técnico e Ensino Técnico integrado ao Médio em duas escolas da rede estadual. Santos mantém ainda uma classe descentralizada (unidade que funciona com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec) que oferece o curso técnico de Portos, no bairro do Saboó.
Sobre o Centro Paula Souza
Continua depois da publicidade
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.