Política

Ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morre em SP

Ex-parlamentar, que ajudou a fundar o PT, faleceu nesta tarde, aos 83 anos, no Hospital Sírio Libanês

Publicado em 08/07/2014 às 20:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) faleceu aos 83 anos na tarde desta terça-feira, 8, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada ao Estado pela candidata à Presidência pela sigla Luciana Genro que tinha uma visita ao ex-parlamentar agendada nesta tarde. “Quando cheguei ao hospital ele já havia falecido”, afirmou Luciana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Arruda estava internado na UTI do hospital há algumas semanas para tratar de um câncer ósseo. “Estava toda a família, conversei com o ‘Plininho’ (filho dele), todo mundo está muito triste, mas também estamos muito orgulhosos dessa vitória do Plínio de mais de 50 anos de luta em defesa da igualdade e do nosso povo”, contou a candidata.

“Nós do PSOL temos muito orgulho de ter contado com ele nessa reta final de trajetória de vida. Tive ainda a oportunidade de contar com o apoio dele na minha candidatura, ele ainda estava lúcido quando foi consultado sobre o manifesto em apoio a minha candidatura e isso me deixa muito orgulhosa”, concluiu a candidata.a

A missa está prevista para ocorrer na manhã desta quarta.

Continua depois da publicidade

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) faleceu aos 83 anos na tarde desta terça-feira, 8, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Notas

Na noite desta terça autoridades repercutiram a morte do ex-parlamentar. O presidente nacional do PT Rui Falcão divulgou nota de pesar na qual afirma que Plínio Arruda foi “um homem raro e fundamental na história do Partido dos Trabalhadores”. Veja abaixo a íntegra da nota:

Continua depois da publicidade

“Plínio de Arruda Sampaio foi um homem raro e fundamental na história do Partido dos Trabalhadores e do Brasil. Ele fará muita falta, especialmente aos movimentos sociais, sindicais e aos homens e mulheres de esquerda. Bertold Brecht falava dos homens “imprescindíveis”, que lutam por toda a vida na tentativa de melhorar o mundo. Plínio nunca deixou de lutar. Foi com essa determinação que ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e praticamente redigiu nosso estatuto de fundação. Estivemos juntos em vários momentos cruciais, como as Diretas Já, a Constituinte, várias campanhas eleitorais, muitas lutas sociais. No PT, ele deixou cravado, para sempre, sua determinação, seu companheirismo e sua sabedoria. É com muito pesar que o PT recebe a notícia de seu falecimento e nos solidarizamos, neste momento de dor, com seus familiares, seus companheiros do PSOL e milhares de amigos”.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, lamentou a morte de Plínio e chamou o ex-deputado de “promotor da Justiça exemplar”. Veja a íntegra da nota abaixo:

“Plínio de Arruda Sampaio dedicou sua vida a um Brasil justo, solidário e democrático. Foi um promotor de Justiça exemplar; um deputado constituinte vibrante; um homem público de convicções. Em nome dos paulistas, deixo meus sentimentos à sua família.”
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software