Continua depois da publicidade
O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) faleceu aos 83 anos na tarde desta terça-feira, 8, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada ao Estado pela candidata à Presidência pela sigla Luciana Genro que tinha uma visita ao ex-parlamentar agendada nesta tarde. “Quando cheguei ao hospital ele já havia falecido”, afirmou Luciana.
Arruda estava internado na UTI do hospital há algumas semanas para tratar de um câncer ósseo. “Estava toda a família, conversei com o ‘Plininho’ (filho dele), todo mundo está muito triste, mas também estamos muito orgulhosos dessa vitória do Plínio de mais de 50 anos de luta em defesa da igualdade e do nosso povo”, contou a candidata.
“Nós do PSOL temos muito orgulho de ter contado com ele nessa reta final de trajetória de vida. Tive ainda a oportunidade de contar com o apoio dele na minha candidatura, ele ainda estava lúcido quando foi consultado sobre o manifesto em apoio a minha candidatura e isso me deixa muito orgulhosa”, concluiu a candidata.a
A missa está prevista para ocorrer na manhã desta quarta.
Continua depois da publicidade
Notas
Na noite desta terça autoridades repercutiram a morte do ex-parlamentar. O presidente nacional do PT Rui Falcão divulgou nota de pesar na qual afirma que Plínio Arruda foi “um homem raro e fundamental na história do Partido dos Trabalhadores”. Veja abaixo a íntegra da nota:
Continua depois da publicidade
“Plínio de Arruda Sampaio foi um homem raro e fundamental na história do Partido dos Trabalhadores e do Brasil. Ele fará muita falta, especialmente aos movimentos sociais, sindicais e aos homens e mulheres de esquerda. Bertold Brecht falava dos homens “imprescindíveis”, que lutam por toda a vida na tentativa de melhorar o mundo. Plínio nunca deixou de lutar. Foi com essa determinação que ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e praticamente redigiu nosso estatuto de fundação. Estivemos juntos em vários momentos cruciais, como as Diretas Já, a Constituinte, várias campanhas eleitorais, muitas lutas sociais. No PT, ele deixou cravado, para sempre, sua determinação, seu companheirismo e sua sabedoria. É com muito pesar que o PT recebe a notícia de seu falecimento e nos solidarizamos, neste momento de dor, com seus familiares, seus companheiros do PSOL e milhares de amigos”.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, lamentou a morte de Plínio e chamou o ex-deputado de “promotor da Justiça exemplar”. Veja a íntegra da nota abaixo:
“Plínio de Arruda Sampaio dedicou sua vida a um Brasil justo, solidário e democrático. Foi um promotor de Justiça exemplar; um deputado constituinte vibrante; um homem público de convicções. Em nome dos paulistas, deixo meus sentimentos à sua família.”
Continua depois da publicidade