Política
Tabaré Vásquez foi recepcionado com desfile da cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, salva de 21 tiros de canhão e subiu a rampa da entrada principal da sede do governo brasileiro
Continua depois da publicidade
O presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, faz hoje (21) uma visita de Estado ao Brasil e foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Dilma e Vásquez estão em uma reunião privada e em seguida farão uma declaração à imprensa antes de seguir para um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente uruguaio foi recepcionado com desfile da cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, salva de 21 tiros de canhão e subiu a rampa da entrada principal da sede do governo brasileiro.
Essa é a primeira visita do uruguaio ao Brasil depois que reassumiu a presidência do país vizinho, em março. Tabaré Vásquez já presidiu o Uruguai de 2005 a 2010 e, em 2014, foi eleito para suceder o presidente José Pepe Mujica.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Itamaraty, a visita oficial tem o objetivo de aproximar os dois países e ampliar as parcerias comerciais e de investimentos. Em 2014, o fluxo comercial entre Brasil e Uruguai foi US$ 4,8 bilhões.
Os dois países também têm interesses comuns em projetos de infraestrutura, como a restauração da Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga o município brasileiro de Jaguarão (RS) à cidade uruguaia de Río Branco; e as obras de dragagem e implantação de terminais de carga da Hidrovia Uruguai-Brasil.
Vásquez é o segundo líder internacional recebido por Dilma esta semana. Na terça-feira (19), o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, esteve no Palácio do Planalto para assinatura de acordos e anúncio de investimentos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade