Política

Dilma flexibiliza 'A Voz do Brasil' durante a Copa

A iniciativa atende a pedido das emissoras brasileiras. No ar desde 1935, A Voz do Brasil deve ser transmitida às 19 horas

Publicado em 05/06/2014 às 11:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A presidente Dilma Rousseff assinou, na quarta-feira, 4, medida provisória que autoriza todas as rádios do País a retransmitirem A Voz do Brasil em horário especial durante a Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho. A MP permite que o programa vá ao ar das 19h às 22h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa atende a pedido das emissoras brasileiras. No ar desde 1935, A Voz do Brasil deve ser transmitida às 19h. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), existem 30 requerimentos na Câmara dos Deputados que solicitam a revisão do horário. Um abaixo--assinado que reivindica a flexibilização já reúne mais de 65 mil assinaturas, segundo a entidade.

O projeto de lei n° 595, de 2003, propõe que a transmissão ocorra entre 19h e 22h. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) é a autora da proposta, aprovada pela Câmara em 2006, mas sofreu alterações no Senado e, por isso, retornou aos deputados em 2010. Se for aprovado pelo Congresso, o projeto ainda passará pelo crivo presidencial antes de se tornar lei.

De acordo com a Abert, mais de 1,3 mil emissoras de rádio estão credenciadas para transmitir o Mundial. Dos 64 jogos da Copa, 27 serão realizados no mesmo horário em que é veiculado o noticiário oficial.

Continua depois da publicidade


Dilma Rousseff assinou medida provisória que autoriza todas as rádios do País a retransmitirem A Voz do Brasil em horário especial durante a Copa (Foto: Agência Brasil)

O presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, elogiou a medida provisória, mas criticou a lentidão do Legislativo. "A presidente Dilma demonstrou bom senso ao alterar a legislação. Foi necessário um evento atípico para que o governo aprovasse uma medida que mobiliza as emissoras de rádio há mais de cinco décadas."

Apoio

Continua depois da publicidade

Segundo Slaviero, uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em fevereiro comprovou que 64% dos brasileiros classificam A Voz do Brasil como importante fonte de informação das medidas do governo. Porém, 68% dos entrevistados também disseram querer a flexibilização do horário.

A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos e foi implementada durante o governo Vargas. Com uma hora de duração, o programa se divide em dois blocos: os primeiros 25 minutos são produzidos pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e trazem informações sobre o Executivo. O segundo bloco é de responsabilidade do Judiciário e Legislativo.

A MP editada pela presidente Dilma prevê ainda que, em casos excepcionais de interesse público, um ato conjunto da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República poderá flexibilizar o horário da veiculação por tempo determinado. A Voz do Brasil é obrigatória para todas as rádios nacionais em dias úteis.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software