Política

DEM deve ter cinco prefeituráveis para eleições de 2016

Partido está filiando novos membros e quer aumentar força nas nove cidades da Baixada Santista. O coordenador regional Paulo Ferreira garante que DEM vai lançar empresário como candidato a prefeito

Publicado em 30/07/2015 às 11:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Democratas (DEM) prepara cinco pré-candidaturas a prefeito nas nove cidades da Baixada Santista. E deve também apresentar nomes para oferecer como candidatos a vice-prefeito em outros municípios. A surpresa dessas pré-candidaturas deve ficar por conta de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O coordenador regional do DEM, Paulo Ferreira, garante que o partido vai lançar um empresário como candidato a prefeito em Santos, onde a sigla compõe a base aliada do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Ferreira não fala em “rompimento” nem usa o termo “oposição” ao Governo, mas destaca a frustração de a legenda ter perdido espaço na Administração Municipal. O DEM tinha uma secretaria (a de Meio Ambiente) e, com a adesão do PSB à base aliada, foi se enfraquecendo na Administração Municipal.

Segundo o representante dos Democratas, o nome do prefeiturável em Santos vem sendo mantido em sigilo e deve ser anunciado em agosto.

Continua depois da publicidade

Em São Vicente, outro empresário deve aceitar o desafio de se candidatar a prefeito: Samir Venturini. Ele chegou a ensaiar uma candidatura em 2008 pelo PRB, mas teve os planos frustrados por uma intervenção naquela legenda.

Democratas só comanda uma prefeitura na Região, a de Bertioga (Foto: Luiz Torres/DL)

Única cidade da região governada pelo DEM, Bertioga — que tem Mauro Orlandini à frente do Paço Municipal em seu segundo mandato consecutivo e, portanto, não pode pleitear uma terceira tentativa — deverá contar com um candidato ainda a ser filiado pela agremiação.

Continua depois da publicidade

Vereador em segundo mandato em Mongaguá, Rafael Redó (DEM) deve disputar a cadeira hoje ocupada pelo prefeito Artur Parada Prócida (PSDB). Rafael é filho de Luiz Redó, que foi vereador por seis mandatos e chegou a ser vice-prefeito de Mongaguá.

Em Peruíbe, o corretor de seguros Vanderlei de Paula, irmão do vereador André Luiz de Paula (PMDB), é considerado pré-candidato a prefeito no DEM.

Composições

Continua depois da publicidade

Segundo Paulo Ferreira, além de delinear essas pré-candidaturas, o DEM busca compor alianças em outras cidades da Região, tentando emplacar nomes para a vaga de vice-prefeito. Em Cubatão, o DEM disputa com outras legendas a vaga de vice na chapa encabeçada pelo vereador Wagner Moura (PT). São grandes as possibilidades de o representante do DEM vir do setor evangélico.

O DEM também tentará emplacar o vice na disputa de Praia Grande, em uma composição com o prefeito Alberto Mourão (PSDB) e, em Guarujá, onde trata com dois pré-candidatos à sucessão de Maria Antonieta de Brito (PMDB).

Em Itanhaém, o ex-vice-prefeito Ruy Santos também deve ter o nome colocado pelo Democratas em um acordo como candidato a vice no grupo do prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software