Chefs renomados brasileiros dão aula e apresentam pratos de diferentes culturas em Santos / Foto: Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Além das apresentações artísticas, feira de Economia Criativa e praça de alimentação com comida brasileira, a tarde desta quinta-feira (21), nos Arcos do Valongo (Centro), também contou com aulas de gastronomia com chefs renomados de vários estados brasileiros. A atividade está inserida na programação cultural, que segue até domingo (24), paralela à XIV Conferência das Cidades Criativas da Unesco.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Foram quatro aulas, cada uma com plateia superior a 40 pessoas. Os chefs, escolhidos a dedo por serem os melhores do Brasil, foram auxiliados por alunos do Estação Bistrô Restaurante-Escola. O público pôde tirar dúvidas sobre os pratos e pedir uma série de dicas de culinária, além de ter provado cada uma das receitas, desfrutando de uma verdadeira experiência gastronômica.
Continua depois da publicidade
A primeira Aula Show foi ministrada pelo chef Narbal Correa, que é referência em frutos do mar, e veio de Florianópolis (SC) - cidade que possui o selo da Unesco de Cidade Criativa em Gastronomia desde 2014. O chef apresentou técnicas de aproveitamento total do camarão, criando receitas como croquete, caldo, patinhas de camarão fritas e camarão à milanesa, tudo utilizando apenas dois quilos da espécie rosa.
A professora santista Cinara Santos Oliveira, de 35 anos, era uma das participantes, que prestou atenção em cada detalhe para reproduzir as iguarias em casa, aproveitando que comprou camarão há poucos dias. "Achei uma experiência super válida, porque o chef ensinou práticas fáceis, com ingredientes conhecidos, que realmente podem ser aplicados na nossa rotina diária", comentou a professora.
Continua depois da publicidade
CULINÁRIA CAIÇARA
O segundo a entrar na cozinha foi o chef Eudes Assis, de São Sebastião (SP), que é especializado em culinária caiçara. Ele ensinou a preparar arroz com peixe seco, taioba refogada e banana-da-terra grelhada aplicando as técnicas que aprendeu com a mãe, ainda no Litoral Norte, e que aperfeiçoou com os estudos na França.
Apaixonado por gastronomia e por aprender coisas novas, o corretor de café Edimir Salgado, de 53 anos, não poderia perder a oportunidade de assistir a uma aula com um dos chefs mais importantes do País. "Ainda mais de forma gratuita. Foi uma experiência fantástica porque ele é muito bom e foi bem didático. A degustação estava ótima, assim como o restante do evento. É muito bom ter um evento desse porte na nossa cidade".
Continua depois da publicidade
COMIDA MINEIRA
Direto de Belo Horizonte (MG), outra Cidade Criativa em Gastronomia, o chef Flávio Trombino trouxe um prato típico e um tanto desconhecido para quem não é mineiro: o Kaol, um bolinho de arroz com linguiça fora da tripa e ovo de codorna cozido. O público provou a iguaria, acompanhada de uma dose de Cachaça do Xapuri, invenção do próprio chef.
O pequeno João Pedro, de apenas 11 anos, ficou encantado com a aula. A mãe, Debora Aparecida de Souza dos Santos, 47, conta que, há algumas semanas, o filho manifestou o interesse em se tornar chef quando crescer, e que isso a fez procurar algo dentro da programação da Conferência da Unesco que o aproximasse do universo gastronômico.
Continua depois da publicidade
"Vi a oportunidade de ele conhecer melhor, ver se é mesmo o que quer e provar novos sabores. Foi ótimo, nós vimos chefs que talvez nunca tivéssemos a chance de conhecer", disse Débora. O futuro chef ainda complementou dizendo que quer ingressar na área por "ser uma coisa muito legal". "Ouvir as pessoas falando bem da sua comida e trazer uma coisa nova e gostosa ao mundo é muito 'da hora'", completou o pequeno.
GASTRONOMIA DE PARATY
Para finalizar a noite, o prefeito de Paraty (RJ), Luciano Vidal, se juntou aos chefs Laina Calixto e Gabriel Aroeira para ensinar quatro receitas: folha de batata-doce refogada com marisco; salada do 'umbigo' da banana com molho de ostra; feijoada de frutos do mar com feijão branco, marisco, polvo e lula; Camarão Casadinho, que é o camarão rosa ou branco recheado com farofa de camarão sete-barbas - receita típica da cidade fluminense, que também possui o selo de Gastronomia da Unesco.
Continua depois da publicidade
O público ainda pôde experimentar a Caipirinha Jorge Amado, em homenagem ao renomado escritor, uma das ganhadoras do Concurso de Drinques realizado anualmente em Paraty. A receita leva limão, maracujá, gelo e a Cachaça Gabriela, à base de cravo, canela e gengibre.
Na plateia, os chefs Adriana Feitosa de Lima, de 30 anos, e o marido, André Monteiro, de 51, se preparavam para apresentar a culinária de Belém (PA), Aula Show, que deve acontecer nesta sexta (22). "Aproveitamos para vir antes e apreciar a aula dos outros chefs, aprender sobre a cultura e gastronomia de cada cidade, com sabores bem característicos de cada região. Estamos muito felizes em participar desse evento e só temos a parabenizar a organização", disse Adriana.
Continua depois da publicidade