Política
Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o sistema teve alta de 0,2 ponto porcentual e operava hoje com 7,4%, ante 7,2% do dia anterior
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez em 2014, o nível do Sistema Cantareira subiu por três dias consecutivos, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgados nesta sexta-feira, 26. Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o sistema teve alta de 0,2 ponto porcentual e operava hoje com 7,4%, ante 7,2% do dia anterior. Esta também foi a primeira vez no ano que o Cantareira não registrou queda no volume armazenado de água durante uma semana.
Na soma dos últimos sete dias, a pluviometria registrada na região dos mananciais foi de 100,9 milímetros, o que representa cerca de 46% da média histórica de dezembro, de 220,9 milímetros De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema também recebeu 2,76 bilhões de litros, enquanto saiu 0,775 bilhão de litros. A saída de água das represas ficou hoje em menos da metade da média do mês, enquanto a entrada ficou duas vezes e meia maior do que a média de dezembro.
A diferença entre o que entrou e o que saiu de água e a possível diminuição do consumo na Grande São Paulo por causa das férias e das festas de fim de ano podem explicar o aumento do nível do sistema.
Na véspera do Natal, o Cantareira havia registrado a primeira alta após um período de oito meses sem aumento no volume armazenado. Naquele dia, o nível do reservatório, então com 6,7%, subiu 0,3 ponto porcentual, passando para 7% da capacidade Desde então, o manancial sobe 0,2 ponto por dia.
Continua depois da publicidade
O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já leva em conta as duas cotas do volume morto, acrescentadas em maio e outubro.
Outros mananciais
Continua depois da publicidade
Os outros cinco principais mananciais que abastecem a capital e a Grande São Paulo também registraram alta nesta sexta-feira, 26 O Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, subiu 1 ponto porcentual e opera com 39,9% da capacidade. A pluviometria do dia na região do reservatório foi de 24 milímetros.
Com alta de 0,3 ponto porcentual, o Alto Tietê está com 11,9% do volume armazenado, já considerando os 39,4 bilhões de litros do volume morto.
Segundo a Sabesp, as represas dos sistemas Rio Claro, Alto Cotia e Rio Grande, que juntas abastecem 3,1 milhões de pessoas, subiram 0,2, 0,3 e 1 ponto porcentual, respectivamente. Hoje, operavam com 33,1%, 31,7% e 71,5%.
Continua depois da publicidade