Continua depois da publicidade
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje (27) uma reunião do seu Conselho de Governadores, no momento em que a Grécia se encaminha para uma situação de não cumprimento da dívida. Segundo fontes do setor bancário, ela deve ocorrer neste domingo (28).
O Conselho de Governadores, que reúne os seis membros da diretoria da instituição e os 19 governadores dos bancos centrais dos países da zona euro, toma decisões, entre outras, sobre a manutenção dos bancos gregos com empréstimos de emergência. Mas a concessão desses empréstimos pode estar em xeque, já que depende da existência de um programa de ajuda ao país e da solvência dos bancos.
Continua depois da publicidade
Nem uma nem outra das condições parecem estar reunidas hoje, depois da zona euro ter indicado não estar pronta a estender o programa de ajuda à Grécia além do dia 30 de junho e de Atenas não ter aceitado as condições colocadas na sexta-feira (26) para que houvesse esse prolongamento.
Dia 30 de junho é o prazo para a Grécia pagar 1,6 bilhão de euros que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Continua depois da publicidade
Na noite de ontem, o governo grego anunciou a chamada de um referendo, no dia 5 de julho, para que o povo grego decida se aceita, ou não, o acordo proposto pelos credores - Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e BCE.
Continua depois da publicidade