Política

Aprovação de Obama cai, mas apoio segue forte entre jovens, minorias e liberais

Segundo o levantamento, 43% dos norte-americanos aprovam a gestão de Obama, abaixo dos 47% verificados na pesquisa anterior feita em fevereiro

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/07/2015 às 13:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A aprovação do presidente Barack Obama pela população dos Estados Unidos caiu em julho, mas o democrata segue com um apoio forte entre os mais jovens, parcelas minoritárias da população e aqueles que se identificam como liberais, de acordo com pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo instituto GfK, encomendada pela agência de notícias Associated Press.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o levantamento, 43% dos norte-americanos aprovam a gestão de Obama, abaixo dos 47% verificados na pesquisa anterior feita em fevereiro. A desaprovação é de 55%. As entrevistas foram feitas entre quinta-feira da semana passada e segunda-feira desta semana, com 1.004 pessoas. A margem de erro é de 3,4 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A aprovação do presidente Barack Obama pela população dos Estados Unidos caiu em julho (Foto: Evan Vucci/Associated Press)

O levantamento mostra também que o presidente conta com apoio expressivo dos norte-americanos com até 30 anos, de grupos minoritários e de liberais. Este apoio, porém, não tem sido repassado para a principal pré-candidata do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Continua depois da publicidade

Entre aqueles com até 30 anos, Obama tem a aprovação de 50% da população. Para Hillary, o apoio cai para 38%. Além disso, dois terços dos norte-americanos com ascendência hispânica estão satisfeitos com Obama, enquanto a simpatia com a pré-candidata é de 50%. Entre aqueles que se identificam como liberais, 87% aprovam Obama, mais do que os 72% que apoiam Hillary.

Economia

A pesquisa perguntou também aos norte-americanos o que eles estão achando da economia e 41% deles a classificaram como "boa" enquanto 57% a descreveram como "pobre". Em fevereiro, os níveis eram mais otimistas, de 47% para "boa" e 51% para "pobre". 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software