Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputados / Mário Agra/Câmara dos Deputados
Continua depois da publicidade
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal escolheram neste sábado (1º/2) os presidentes das Casas pelos próximos dois anos. Os vitoriosos foram, respectivamente, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Alcolumbre não deu chance aos concorrentes e conquistou uma vitória acachapante na Casa. Ele conseguiu 73 dos 81 votos, e, com isso, liderará o Senado pelos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) tiveram quatro votos cada um. Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas em cima da hora.
Em discurso antes da votação, o senador defendeu o equilíbrio entre os poderes.
Continua depois da publicidade
“Não haverá democracia forte sem um Congresso livre, sem um parlamento firme, sem um Senado soberano, autônomo e independente”, exaltou.
Alcolumbre também passa a ser, automaticamente, presidente do Congresso Nacional.
Já Motta foi eleito com 444 votos para presidir a Câmara, contra 22 para o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e 31 para Marcel Van Hattem (Novo-RS). O parlamentar conquistou votos de siglas antagônicas, como PT e PL.
Continua depois da publicidade
Ele é o presidente mais jovem da história da Casa.
Durante as negociações com os petistas, Motta firmou o compromisso de manter a comunicação com o Executivo e andar com as pautas que são de interesse do País.