Política

Aparição de Cris Forssell na TV gera pedido liminar em Itanhaém

O momento em que Cris Forssell aparecia na televisão foi veiculado durante o mês de outubro. Ela aparece pedindo para que o eleitorado santista opte por votar em vereadores de sua legenda

LG Rodrigues

Publicado em 04/11/2020 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cris Forssell teve vídeo excluído de propaganda eleitoral gratuita, mas equipe diz que boato de inelegibilidade se trata de fake news / Reprodução/Facebook

Continua depois da publicidade

A aparição em outubro da candidata à Prefeitura de Itanhaém, Cris Forssell (Podemos), na televisão durante a propaganda eleitoral gratuita gerou uma movimentação na esfera jurídica por parte de seus opositores na corrida eleitoral. Devido a isso, um boato começou a circular afirmando que a prefeiturável poderia ser retirada da disputa ao Executivo. A equipe de Forssell afirma que o boato é falso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O momento em que Cris Forssell aparecia na televisão foi veiculado durante o mês de outubro. Ela aparece pedindo para que o eleitorado santista opte por votar em vereadores de sua legenda, o Podemos, para a Câmara dos Vereadores do município. O problema, entretanto, se dá pelo motivo de que Itanhaém, cidade onde ela é candidata ao cargo de prefeita, não possui uma propaganda eleitoral gratuita própria.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, todos os itanhaenses assistem aos candidatos à Prefeitura e Câmara de Santos. A aparição de Forssell na TV se dá junto de uma arte onde aparece o seu nome em letras garrafais e também o número eleitoral do Podemos, e, por consequência, o número necessário para que o eleitor de Itanhaém vote em Cris no próximo dia 15 de novembro.

Ao perceber que a aparição de Forssell no horário eleitoral gratuito seria vista por todo o município onde ela concorre à Prefeitura, o candidato do PSDB, Tiago Cervantes, decidiu realizar uma denúncia por propaganda eleitoral irregular ao juiz da 189ª Zona Eleitoral de SP.

Continua depois da publicidade

"A representada não tem qualquer atuação política na cidade de Santos, sendo candidata em Itanhaém. Sendo assim, por qual razão ela aparece na televisão no horário eleitoral gratuito dos vereadores de Santos? A explicação é simples: como nesta cidade não há horário eleitoral gratuito na televisão, já que o sinal vem de Santos, os representados, em conluio, encontraram um jeitinho para que a representada aparecesse na TV", afirma Cervantes no pedido de liminar redigido por ele e seus advogados.

"A conduta, naturalmente, coloca a representada em posição de vantagem sobre os demais candidatos no pleito de Itanhaém, os quais, naturalmente, se acham impedidos de aparecer na televisão, que ainda é o modo mais eficiente de propaganda eleitoral", justifica Cervantes.

O promotor eleitoral Guilherme de Portella Fernandes interpretou o ocorrido da mesma maneira que o adversário político de Cris Forssell em sua decisão.

Continua depois da publicidade

"Basta uma singela leitura dos elementos de provas trazidos na presente representação, para se chegar à conclusão de que a representada, ao aparecer na propaganda eleitoral televisiva de outro município, com a exibição de sua imagem, seu nome e seu número de candidatura, violou os princípios igualitários do pleito, praticando irregularidade na campanha, pois, por via transversa, porque os demais candidatos de Itanhaém não dispõem de meios para aparecer na televisão", explica.

Em nota, entretanto, a assessoria de imprensa de Cris afirma que o boato que correu nas redes sociais, e na cidade, que a liminar poderia acabar a deixando inelegível é falso.

"Essa informação de que a candidatura de Cris Forssell pode vir a ter seu registro cassado não é verdade e não procede. Trata-se de uma Fake News que está sendo divulgada porque ela está na liderança nas pesquisas eleitorais para a prefeitura de Itanhaém. Essa notícia falsa foi criada a partir da decisão da Justiça Eleitoral que determinou a suspensão da exibição do programa de TV do Podemos da cidade de Santos, porque lideranças de destaque do partido na Baixada Santista aparecem apresentando os candidatos da legenda e pedem que o eleitor vote neles. Cris Forssell aparece também nessa propaganda porque é presidente da legenda em Itanhaém e líder feminina na região", conclui.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software