Continua depois da publicidade
Para evitar o aumento da tensão no PSDB, o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves (MG), cancelou a viagem que faria às cidades de Santos e Piracicaba prevista para esta sexta-feira, 6. As cidades ficam no reduto eleitoral do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), que nos bastidores se movimenta para lançar sua candidatura à Presidência em 2014. Uma nova data deve ser remarcada apenas para depois do dia 5 outubro, quando se encerra o prazo de mudanças partidárias dos candidatos que pretendem disputar a próxima eleição de 2014.
Atualmente, sem muito espaço dentro do PSDB para se candidatar à Presidência da República, Serra conversa com outras legendas. Em paralelo, defende prévias para a escolha do candidato tucano que disputará a sucessão da presidente Dilma Rousseff. Alguns de seus aliados também defendem as prévias.
Segundo tucanos ouvidos pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o cancelamento da viagem de Aécio à São Paulo servirá para "ajudar a distensionar" o clima de racha que se intensificou com as recentes declarações de alguns caciques do partido.
No último sábado, 3, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso negou que o PSDB desrespeita Serra. As declarações de FHC ocorreram em resposta ao vice-presidente do partido Alberto Goldman que, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmou que o PT homenageia quadros condenados, enquanto o PSDB não valoriza o ex-governador de São Paulo.
Continua depois da publicidade
"Ele, Aécio Neves, já esteve aqui três vezes na última semana. Ele também tem que visitar outras regiões", disse um tucano de São Paulo.
A queixa do correligionário paulista tem com base o fato de o senador mineiro já ter participado no último dia 24 de agosto da Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos. No dia anterior esteve em Ribeirão Preto.
Continua depois da publicidade
Na duas ocasiões, o senador praticamente se esquivou das perguntas relacionadas à disputa com Serra pela candidatura do PSDB à Presidência da República.
Apesar de evitar eventos públicos em São Paulo, o senador Aécio Neves deve intensificar as viagens por outros Estados.
No final do mês, ele ingressa no Nordeste, principal reduto eleitoral da presidente Dilma Rousseff. No dia 20 a previsão é que vá a Salvador e no dia 21 a Maceió, onde comandará o encontro com presidente de diretórios estaduais do partido da região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade