Com a proximidade do Enem 2024, é essencial que os estudantes se organizem para garantir uma preparação eficiente / Divulgação/Enem
Continua depois da publicidade
Com a proximidade do Enem 2024, é essencial que os estudantes se organizem para garantir uma preparação eficiente. O exame, que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro e serve de porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas, exige planejamento e foco em diferentes áreas do conhecimento.
Sendo assim, a editoria do Diário do Litoral preparou um guia para auxiliar o estudante neste momento.
Continua depois da publicidade
Separado em dois dias, com quatro provas objetivas que totalizam 180 questões e uma redação, os tópicos são:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: onde o estudante expõe seus conhecimentos em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (optado previamente entre inglês ou espanhol), artes e educação física.
Continua depois da publicidade
Ciências Humanas e suas Tecnologias: temas como história, geografia, filosofia e sociologia são abordados.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: são testados conhecimentos de física, química e biologia.
Matemática e suas Tecnologias: avalia a capacidade de solucionar problemas matemáticos em diferentes contextos.
Continua depois da publicidade
Já a redação, que é uma parte de extrema importância da prova, o candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual, que será exposto no momento da prova. Seu propósito é analisar o domínio da língua portuguesa e a capacidade de análise e de construção de argumentos do candidato.
A prova do Enem surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, porém tornou-se um vestibular apenas no ano seguinte.
Até 2001, as inscrições eram realizadas apenas através das agências dos Correios. Já em 2002, o exame foi realizado por 50% dos formandos do Ensino Médio. A prova passou a ter a identidade que possui hoje em 2004, quando se tornou a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares, após ser associada a outros programas do Governo Federal, como o SiSU e o ProUni.
Continua depois da publicidade
O Ministério da Educação (MEC) está estudando a aplicação já no próximo ano (2025) do que chamam de Novo Enem, que terá questões dissertativas adicionadas referente à área de conhecimento que o candidato optar.
Estudar frequentemente: tente estudar pelo menos por algumas horas por dia, revisando todas as áreas de conhecimento.
Responda questões de provas anteriores: para se habituar ao formato da prova, é ideal que reveja as anteriores.
Continua depois da publicidade
Faça simulados: existem diversas plataformas que oferecem simulados gratuitos para o Enem. Uma das opções é a TRIEduc, empresa de avaliação educacional que está com inscrições abertas para o simulado que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 25 de outubro.
Busque ajuda: caso tenha dúvidas ou receios, converse com professores, tutores ou participe de cursos preparatórios. Quanto mais orientação conseguir, melhor!
Lembre-se: é essencial dedicar atenção a todas as disciplinas, independente do peso que ela tem. Para facilitar, tenha em mente qual curso e instituição pretende aplicar. Ansiedade e nervosismo são normais, por isso mantenha uma boa alimentação, rotina de sono regular e se hidrate.
Continua depois da publicidade