Essa variante é resultado da mistura genética de dois tipos de HIV, o B e o C / Unsplash
Continua depois da publicidade
Um estudo da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz revelaram que um novo subtipo do vírus HIV está circulando em pelo menos três regiões brasileiras. As variantes foram encontradas em amostras de sangue de pessoas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.
Essa variante é resultado da mistura genética de dois tipos de HIV, o B e o C, que podem ter se combinado no organismo de um paciente soropositivo. Os cientistas analisaram uma amostra de 2019, de um portador do HIV em tratamento em Salvador.
Continua depois da publicidade
Foram identificados fragmentos de dois tipos diferentes do vírus, Segundo a autora da pesquisa, Joana Monteiro-Cunha, o mais provável é que essa variante tenha surgido de um paciente infectado com o tipo B e C do vírus, ao mesmo tempo.
As sequências genéticas encontradas foram comparadas com informações de bancos de dados científicos, o que revelou a existência de outras três ocorrências semelhantes pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
Os subtipos B e C são responsáveis por 80% das infecções no Brasil, sendo a B a mais difundida. Porém, a maior parte do material genético da nova variante é herdada do tipo C, possivelmente devido às vantagens adaptativas e replicativas nesse tipo.
Monteiro-Cunha explica que não há evidências de que o tratamento contra o vírus precise ser modificado.