APÓS TEMPESTADES
Temporal causou pontos de alagamentos principalmente em Ubatuba e em São Sebastião; vias estão interditadas devido a queda de barreiras
Tarcísio de Freitas / Fernanda Luz/Governo do Estado de SP
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, visitam neste domingo (19) as áreas afetadas pelas fortes chuvas em São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos em ambos os municípios, além de outras cidades do litoral paulista.
"A caminho de Ubatuba e São Sebastião, algumas das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas no Litoral Norte, para ver de perto os locais afetados e prestar o amparo e apoio necessários aos municípios. Todo time da Defesa Civil do Estado de SP em ação em auxílio à população", escreveu o governador, pelo Twitter.
Continua depois da publicidade
Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido a queda de barreiras.
Continua depois da publicidade
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Seis equipes da Defesa Civil Estadual já estão em deslocamento para o município de São Sebastião, que declarou calamidade pública.
Morte de criança
Uma criança de 7 anos morreu em Ubatuba após uma pedra deslizar e atingir a casa em que estava, na madrugada deste domingo.
Continua depois da publicidade
O acidente ocorreu às 2h15, na rua Benedito Alves da Silva, no bairro Pereque-Açu. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou a morte ainda na residência.
Abastecimento de água
A Sabesp informou neste sábado que as fortes chuvas que caem na região comprometeram "a qualidade do manancial" onde é feita a captação que abastece a região central de Ubatuba, no litoral norte paulista. Por isso, o tratamento de água precisou de ser interrompido pela alta quantidade de galhos, lamas e pedras.
Continua depois da publicidade
Equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento. A companhia destacou que imóveis sem caixa d’água podem sofrer desabastecimento.
Calamidade
São Sebastião decretou estado de calamidade pública neste domingo após as fortes chuvas que atingem a região causarem deslizamentos de terra em diversas áreas do município.
Continua depois da publicidade
"Assinamos agora um decreto de calamidade pública em nossa cidade, em razão das chuvas. Mais de 600 milímetros em alguns pontos da cidade. Solo encharcado, deslizamentos, desabamentos, bairros inteiros isolados", disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB) por meio das suas redes sociais.