Cerca de 20 participantes percorreram uma área de 3km / Divulgação
Continua depois da publicidade
Neste último final de semana (7-8) um grupo de voluntários se mobilizaram e retiraram mais de 260 kg de lixo da Praia da Barra do Una, Caramborê e Desertinha.
A ação organizada pela ONG Ecomov em parceria com a Fundação Florestal - RDS Barra do Una, Prefeitura Municipal de Peruíbe através da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio Local, representado pelo Rancho do Lamarka e integrantes do Projeto Remar, Limpar e Ensinar, de Santa Catarina, que tinham como meta retirar mais de 200 kg de lixo. Cerca de 20 participantes percorreram uma área de 3km entre a faixa de areia, vegetação, trilhas e encostas e coletaram materiais diversos como redes de pesca, lixo dos navios - internacionais e de origem doméstica e do comércio local.
Continua depois da publicidade
''As praias são muito preservadas pela comunidade local, diversos pontos de transição, vegetação nativa, ecossistemas intactos com uma fauna e flora exuberante, porém recebe lixo vindo do mar que provavelmente é descartado em praias próximas e populosas ou de moradias próximas a rios e manguezais'', afirma Rodrigo Brandão Azambuja, Presidente da organização.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia (7) sábado, a ação retirou mais de 150 kg de lixo na Praia do Una em apenas 4 horas de limpeza. No segundo dia (8) no domingo, a organização retirou 110 kg das praias Desertinha e Caramborê.
''O "lixo marinho" é um problema mundial do descarte incorreto dos resíduos gerados pela humanidade, e que tem causado sérios impactos à fauna marinha e a poluição das nossas praias. As ações de limpeza de praia são sempre bem vindas nas unidades de conservação, contribuem para além da retirada dos resíduos, mas também incentivam a conscientização da sociedade para a importância da gestão dos nossos resíduos e para um consumo mais consciente, assim como, contribuem com dados para pesquisas científicas uma vez que boa parte desses resíduos tem origem internacional. Fica o nosso agradecimento à equipe da Ecomov e a comunidade de Barra do Una pela ação desenvolvida nestes 2 dias nas praias da unidade. Todo esse material recolhido será encaminhado pela gestão da unidade para a reciclagem em Peruíbe', comentou Vanessa Cordeiro, Gestora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, Mosaico Juréia Itatins.
Balanço
Continua depois da publicidade
Entre o resíduos encontrados, 70% são resíduos comuns, embalagens alimentares, higiene, cosméticos e 20% de pesca como redes, isopor, apetrechos de uso da pesca artesanal e 10% lixo de origem estrangeira como embalagens de alimentos, materiais inflamáveis e metabissulfito (cancerígeno), consumidos na pesca do camarão. Os resíduos de origem internacional, entre as embalagens mais coletadas, foi a garrafa pet, com referências de fabricação e comercialização vindas do continente asiático somando mais de 60% da China.
Para os demais interessados em conhecer a Reserva, basta só acessar Guia de Áreas Protegidas pelo site (https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/reserva-de-desenvolvimento-sustentavel-barra-do-una/)