HÁ DESABRIGADOS

Litoral norte: São Sebastião decreta calamidade pública após temporal

Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga choveu mais de 400 mm durante a madrugada; prefeitura abriu escolas para receber famílias

Folhapress

Publicado em 19/02/2023 às 12:14

Atualizado em 19/02/2023 às 12:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Temporal causou caos em São Sebastião / Reprodução

Continua depois da publicidade

O município de São Sebastião, no litoral norte paulista, decretou estado de calamidade pública neste domingo (19) após as fortes chuvas que atingem a região causarem deslizamentos de terra em diversas áreas do município, informou o prefeito Felipe Augusto (PSDB) por meio das suas redes sociais. A programação do Carnaval para o dia foi cancelada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Assinamos agora um decreto de calamidade pública em nossa cidade, em razão das chuvas. Mais de 600 milímetros em alguns pontos da cidade. Solo encharcado, deslizamentos, desabamentos, bairros inteiros isolados", disse Augusto.

A Defesa Civil informou que os volumes registrados pelos pluviômetros são "excepcionais e recordes para a cidade". Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga choveu mais de 400 milímetros durante a madrugada, em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassam 600 milímetros em 24 horas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Criança de 7 anos morre em deslizamento de terra em Ubatuba (SP)

• Garoto de 12 anos desaparece durante o temporal em Riviera de São Lourenço

A prefeitura abriu escolas para receber famílias desabrigadas. Em locais mais afetados, como a travessa Antônio Tenório, no Itatinga, moradores estão sendo removidos para esses abrigos.

Até o momento, os locais abertos para receber a população são as escolas municipais Professora Patricia Viviani Santana, da Topolândia; Escola Cambury, em Cambury; Instituto Verde Escola, em Barra do Sahy; Professor Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; e Maria Virginia Silva, de Barra do Una; e também a Creche Débora Tavares Bahia, no Jaraguá.

Continua depois da publicidade

O fundo social do município está recebendo doações para distribuir as famílias afetadas, desde itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos até móveis e eletrodomésticos.

Os pontos de arrecadação são o Fundo Social, na Rua Capitão Luiz Soares, 33, e as regionais da Secretaria de Serviços Públicos. Para mais informações sobre como ajudar é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3892-4991.

ENDEREÇOS PARA ABRIGO

Continua depois da publicidade

Creche Débora Tavares Bahia - Av. Dário Leite Carrijó, 2211 - Jaraguá
EM Prof.ª Patricia Viviani Santana - Av. Prof. José Machado Rosa, 899 - Topolândia
EM Cambury - R. Olímpio Faustino, 155 - Praia de Camburi
Instituto Verde Escola - Av. Marginal, 44 - Praia Barra do Sahy
EM Prof. Antonio Luiz Monteiro - Estr. do Cascalho, 1409 - Boicucanga
EM Maria Virginia Silva - R. Valinhos, 136 - Barra do Una

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software