Litoral Norte

Governo Federal instala 10 antenas que garantem acesso à internet em São Sebastião

Equipamento garantirá comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas da região, que foi castigada por fortes chuvas

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2023 às 19:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Serão 10 antenas portáteis para auxílio de comunicação via satélite / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Governo Federal, por meio da Força-Tarefa que atua no atendimento às vítimas das chuvas que castigaram o litoral norte do estado de São Paulo no último fim de semana, instalou, nesta quinta-feira (23), em São Sebastião, 10 antenas portáteis para auxílio de comunicação via satélite. Cada equipamento tem a capacidade de garantir 20 Mbps de conexão. A ação é uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Telebras.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que está em São Sebastião e coordena as ações da força-tarefa, destaca a importância dessa medida, que reforça a transversalidade do Governo Federal no apoio às áreas afetadas no litoral norte de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Esses buracos e danos são responsabilidade da Sabesp', afirma Rogério Santos

• Relatório apresentou, há quatro anos, 161 moradias em áreas de risco alto em São Sebastião

• Duto que liga São Sebastião a Cubatão, em SP, segue inoperante, diz Petrobras

"É mais uma ação muito importante para a recuperação da cidade de São Sebastião, tão afetada pelas chuvas, e que reforça o compromisso do Governo Lula nessa transversalidade entre os ministérios. A população precisa de ações rápidas", ressalta.

Os equipamentos funcionam como Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT), que se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Continua depois da publicidade

"Estamos todos juntos nessa iniciativa, que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas possam se recuperar. Comunicação, especialmente pela internet, é um direito que devemos assegurar. As antenas possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo", explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Disponibilizado em uma maleta de 97 cm de altura e 82 cm de largura, com espessura de 32 cm, o equipamento possibilita uma conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download de 2 Mbps de upload.

A antena que acompanha tem 76 cm de diâmetro. O dispositivo tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O modem que equipa a T3SAT possui Wi-Fi embarcado e pode ser conectado a aparelhos celulares e computadores.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software