Litoral Norte

Cidade do litoral de SP terá simulado para alerta de emergências; saiba onde e quando

Outras cidades do país também irão participar da ação

Gabriel Fernandes

Publicado em 07/08/2024 às 22:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alerta também funcionará nos celulares em modo silencioso, que também funcionará com os residentes em áreas de risco e visitantes / Divulgação/PMSB

Continua depois da publicidade

Um dos 11 municípios do Brasil que serão contemplados com o projeto piloto da ferramenta de envio de alertas de emergência a ser lançada pelo Governo Federal "Defesa Civil Alerta", é São Sebastião. Previsto para acontecer neste sábado (11), às 15h30, ele deve atingir vários celulares que estão na área de abrangência das antenas do município. Ele será feito  diretamente do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) na Casa Militar, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além de São Sebastião, também foram selecionados os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Todos eles já tiveram problemas relacionados a desastres climáticos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do litoral de SP ganha novo sistema de alerta contra desastres

A implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executada pelas prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).

O objetivo da ação, que usa uma tecnologia de transmissão via telefonia celular (com o sistema Cell Broadcast), é complementar às outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando a população que estejam em áreas de risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesa Civil de estados e municípios.

Continua depois da publicidade

Sobre a Tecnologia

Criada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza-se a rede de telefonia celular para transmitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário.

O alerta também funcionará nos celulares em modo silencioso, que também funcionará com os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local. As mensagens serão enviadas sem a necessidade de cadastro prévio.

Panfletagem e Simulado

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9) as equipes das Defesas Civis de São Sebastião e do Estado farão a distribuição de panfletos informativos em diversas áreas para informar a população sobre o teste

Continua depois da publicidade

“Lembrando que os celulares vão tocar e receber mensagens informando tratar-se de um teste, pois essa é mais uma ferramenta de alerta para casos extremos de situações climáticas”, explica Ricardo dos Santos, diretor da Defesa Civil de São Sebastião.

No sábado, acontece o exercício simulado para acionamento de teste do sistema Cell BroadCast, às 15h, na Vila Sahy, antes da ativação dos celulares.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software