Nacional

Forte massa de ar polar provoca recordes de frio em capitais; entenda

Na madrugada da última terça-feira (13), foi registrada a noite mais fria do ano de 2024

Ana Clara Durazzo

Publicado em 14/08/2024 às 14:53

Atualizado em 14/08/2024 às 15:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade de São Paulo amanheceu com apenas 7,0°C de mínima registrada na estação convencional do Mirante de Santana / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Nesta semana, chegou ao Brasil uma forte massa de ar frio de origem polar que vem causando acentuada queda da temperatura nos estados do Sul, do Sudeste e também do Centro-Oeste do país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na madrugada da última terça-feira (13), foi registrada a noite mais fria do ano de 2024 até agora em várias capitais brasileiras. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Solzinho segue nesta semana, mas frio já tem data para voltar ao litoral de SP; confira

• Tá frio por aí? Termômetros de cidade do Litoral de SP registram 18°; entenda

• Onda de frio extremo 'quase zerou' termômetros no Litoral de SP; entenda

A possibilidade de recordes de baixas temperaturas durante a passagem desta massa de ar polar já havia sido indicada na previsão da Climatempo.

Veja como ficou o frio nas principais capitais:

São Paulo

A cidade de São Paulo amanheceu com apenas 7,0°C de mínima registrada na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A capital não tinha uma temperatura tão baixa desde 2011.

Continua depois da publicidade

Curitiba

Na capital paranaense, Curitiba, conforme medido pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros despencaram para 1,3°C, estabelecendo o novo recorde de frio para 2024.

O recorde anterior, de 1,7°C, havia sido registrado em 30 de junho.

Goiânia

Goiânia, que já havia registrado um recorde de frio no dia anterior, quebrou mais uma vez sua marca. A mínima na última terça-feira (13) foi de 9,2°C, superando o recorde de 11,6°C registrado em 12 de agosto.

Continua depois da publicidade

Florianópolis

Em Florianópolis, a mínima registrada na estação automática do INMET foi de 5,5°C, superando o recorde anterior de 6,4°C, ocorrido em 1º de julho.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a temperatura mínima caiu para 8,3°C, estabelecendo um novo recorde para 2024. O recorde anterior de 10,2°C havia sido registrado recentemente, em 11 de agosto.

Brasília

A capital federal igualou seu recorde de frio para 2024. A mínima registrada nesta terça foi de 10,0°C, a mesma registrada no dia 26 de julho, conforme dados do INMET. Embora não tenha estabelecido um novo recorde, o frio intenso continua a marcar o inverno na cidade.

Continua depois da publicidade

Belo Horizonte

Apesar das baixas temperaturas na Região Sudeste, Belo Horizonte não quebrou seu recorde de frio nesta terça-feira. O recorde oficial de 2024 continua sendo 13°C, registrado no domingo passado, 11 de agosto, na estação meteorológica de Santo Agostinho, onde o INMET realiza medições desde 1910.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software