A trepanação é um procedimento cirúrgico que consiste em perfurar o crânio com um trépano, uma espécie de broca neurocirúrgica / Ricardo Stuckert/PR
Continua depois da publicidade
Na manhã da última segunda-feira (9), o presidente Lula sentiu fortes dores de cabeça e, depois de exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para São Paulo para uma cirurgia de emergência.
Na madrugada da terça-feira (10), o presidente passou por cirurgia para conter uma hemorragia intracraniana. O procedimento, denominado como trepanação, é uma técnica cirúrgica que consiste em perfurar o crânio.
Continua depois da publicidade
A trepanação é um procedimento cirúrgico que consiste em perfurar o crânio com um trépano, uma espécie de broca neurocirúrgica, para acessar o cérebro ou remover um pedaço do osso.
Essa técnica é utilizada para descompressão craniana, acesso a estruturas cerebrais e implante de dispositivos.
Continua depois da publicidade
Em situações de aumento da pressão intracraniana, como no caso do presidente, que sofreu um hematoma no cérebro ao cair no banheiro, a trepanação permite aliviar essa pressão, evitando danos cerebrais.
A abertura criada no crânio também facilita o acesso a áreas específicas do cérebro, possibilitando a realização de biópsias, drenagens e outras intervenções neurocirúrgicas.